quinta-feira, abril 10, 2008

Os Jogos da Limpeza

Enquanto no mundo ocidental continua a triste história da atribulada viagem da Tocha Olímpica… A China diz ter desmantelado uma rede terrorista que pretendia raptar atletas durante os Jogos Olímpicos de Pequim. A notícia está a ser veiculada pela Associated Press.
Trinta e cinco alegados terroristas terão sido presos na zona de Xinjiang e, embora as embaixadas ocidentais já tenham pedido esclarecimentos, nada mais foi dito até ao momento pelas autoridades chinesas, a não ser que os detidos fariam, alegadamente, parte de um grupo islâmico independentista daquela região.
Curiosamente em Xinjiang a etnia dominante é Uyghur com 45 por cento da população contra 41 por cento de etnia Han que é, de resto, dominante na China.
Os Jogos Olímpicos de Pequim, está mais que visto, vão permitir ao regime chinês fazer mais algumas limpezas no seu território. Pena é o Comité Olímpico Internacional continuar alegremente a assobiar e a acreditar, convenientemente, que desporto e política não têm nada a ver.

Etiquetas:

Partilhar