quarta-feira, abril 30, 2008

Não há mal que não venha por bem

Há figuras políticas polémicas no mau sentido que têm o condão de transformar um "fazedor de opinião" brilhante num articulista de segunda classe. Não há escritores de crónicas que lhes resistam. Normalmente os argumentos giram à volta da falta de credibilidade, da inconstância e do "povo" que os acompanha ou então por teses de conspiração, entre argumentos mais ou menos variados, depende da imaginação criativa/conhecimento do escritor acerca do político em causa.
Há, no entanto, um exercício interessante de se fazer quando estamos perante bombos da festa: imagina-te no lugar dos seus filhos, dos seus pais, dos seus amigos, da sua namorada/companheira/mulher. Se estivesses nos seus lugares que tipo de conforto sentirias com escritos tão, profundamente, literários? Imagino que desse lado há quem pense: olha, olha, e achas que esses políticos perdem oportunidades para nos/te vilipendiar?
Sim, compreendo que tal argumento tem pouca validade, afinal se todos pensássemos assim há jornais/canais de televisão que pura e simplesmente se eclipsariam e jornalismo de investigação cujo conteúdo se resumiria a pouco.
Não me parece, no entanto, que estejamos a tomar consciência de questões importantes:
- de que forma o descrédito da política afecta a democracia?
- de que forma a manipulação jornalística, em prole de vendas/audiências, afecta a forma como observamos o mundo em que vivemos?
- de que forma a superficialidade, a generalização apoiada apenas numa experiência de senso comum, afecta a nossa vivência em sociedade?

Estes políticos são apenas um exemplo objectivo e figurativo de casos de indignidade e leviandade a todos os níveis. Não me interessam, minimamente, os ajustes de contas, as injustiças sofridas, as razões de queixas. Os jornais estão repletos de informações bombásticas sobre políticos da praça cuja investigação criminal tem milhares de páginas e cujo resultado é uma notícia de telejornal de alguns segundos, quando é. Esta forma de pressão do jornalismo sobre a investigação, tribunais, tem conduzido ao descrédito do funcionamento das instituições públicas. Compreendo que há interesses em determinados sectores na descredibilidade de certas instituições. Há, por exemplo, interesses privados na descredibilização da escola pública, há, por exemplo, interesses privados na descredibilização da saúde pública. Quanto maior for o desinvestimento dos estados nessas áreas, mais oportunidades de negócios globais elas proporcionam. O papel dos jornais, dos canais de televisão, não deve ser, por isso, exercido sem pensar nestas questões.
Quando surgem crónicas, notícias do género, lembro-me sempre da minha aldeia, onde toda a gente conhece os "podres" de toda a gente e onde um, de vez em quando, é o bombo da festa.
Oh, mas afinal para quê exagerar? Trata-se apenas de um exercício de catarse pública, traduzido no proverbial "não há mal que não venha por bem".

Agenda da semana:
Ir a correr ao clube de vídeo e rever o último filme de Robert Redford, Lions for Lambs, Meryl Streep num papel inesquecível. Um exercício excelente sobre a nossa responsabilidade na sociedade.
Partilhar

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

It's enormous that you are getting thoughts from this article as well as from our argument made here.

my site; best cellulite treatment

sexta-feira, maio 24, 2013 2:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial