segunda-feira, abril 14, 2008

Dia Mundial da Voz I

Faltam dois dias para que se comemore um dia que me é particularmente querido, o Dia Mundial da Voz. Este ano, o Prémio Voz 2008 vai ser – muito bem – entregue a Eunice Muñoz. Assim como já o foi a Ruy de Carvalho. Lembrei-me disto depois de ter hoje uma conversa com o grande Fernando Correia, outra das vozes inesquecíveis da rádio portuguesa. Gente como ele e o Jorge Perestrelo – infelizmente já falecido – encheram gente da minha geração com imagens ditas, faladas, gritadas e até inventadas nos tempos em que futebol era “visto” no rádio. Humilde como sempre me lembro dele, Fernando Correia é uma das últimas grandes vozes do jornalismo radiofónico desportivo. Espero sinceramente que alguém se lembre, no próximo ano, de o colocar entre os premiados com este magnífico galardão, que faz todo o sentido para quem se lembrar como era aquele tempo em que os ouvidos, e não os olhos, eram a alma do povo.

P.S. – Pensei sinceramente em fazer acompanhar este post de uma fotografia do Fernando Correia mas depois lembrei-me de algo que ele me disse sobre o Dia Mundial da Voz: sinto-me lisonjeado que as pessoas me reconheçam só de me ouvirem no rádio. Lugar Cativo vai para o ar no Rádio Clube Português, às 20 horas, todos os dias. Goste-se ou não de futebol, a voz do Fernando Correia é única.

Etiquetas:

Partilhar

2 Comments:

Blogger cristina said...

E do outro lado há também as vozes que incomodam profundamente. Pessoalmente, alimento uma revolta interior todas as manhãs com o António Macedo na Antena1. Inconfundível, certo, mas irritantemente deslocada para um programa matinal...
Desculpem o desabafo, mas teve de ser...

segunda-feira, abril 14, 2008 7:22:00 da tarde  
Blogger Hélder Franco said...

Sou suspeito para falar sobre o assunto no entanto parece-me desnecessário pedir desculpa Cristina. Hoje em dia já nem na televisão somos obrigados a levar com o programa de ninguém, ou com a voz de alguém num qualquer rádio, a modernidade (tal como a conhecemos hoje) trouxe-nos duas coisas essenciais. O comando da Powerbox, e as rádios temáticas. :)

segunda-feira, abril 14, 2008 7:43:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial