quinta-feira, março 13, 2008

Europeu cinquentão



O Parlamento Europeu (PE) celebra hoje o seu 50° aniversário. Vai ser uma farra e tanto por Estrasburgo, pois é semana de sessão plenária e estão todos lá (todos os deputados e muitos dos assistentes e funcionários), não obstante andarem há anos mortinhos por apenas se reunirem aqui em Bruxelas e acabarem com esse pincel que é irem acampar para França uma semana (mal medida) por mês.

Aproveito para explicar que o PE também se reúne em mini-sessões plenárias em Bruxelas, mas apenas uma meia dúzia de vezes por ano. Por causa das sessões plenárias do PE, tive de mudar o meu percurso automóvel matinal porque suas excelências, nesses dias, acham por bem cortar o trânsito da rua que lhes passa à porta. Nas semanas de Estrasburgo, o trânsito é cortado na mesma porque emprestam as instalações às reuniões do Comité das Regiões. Escusado será dizer que estão todos atestados de pragas que lhes roguei por cada vez que tive de fazer inversão de marcha naquela malfadada rua.

Por ocasião deste aniversário, foi publicada uma interessante sondagem sobre a instituição. A bem da verdade, devo dizer que a sondagem é seguramente interessante até à página 32, que foi até onde consegui chegar. Depois decidi que ia fazer este pequeno post, pelo que não me responsabilizo pelas restantes 95 páginas.

Tive conhecimento desta sondagem através deste blog, que é um bom blog para se acompanhar quando se está interessado na actualidade europeia e francesa. O que é mais ou menos o meu caso, dependendo dos dias, das condições meteorológicas, do número de vezes que o telefone toca, da vontade de trabalhar (ou da falta dela) e de mais uma série de factores que não vale a pena estar a referir, sob pena de haver muita gente a não conseguir chegar ao fim deste texto.
Imagem: daqui
Partilhar