quinta-feira, janeiro 24, 2008

Na rota dos livros

Logo agora que estou danada para me ir daqui para fora – a propósito, alguém me arranja um emprego longe do ensino?- esta notícia, que percorreu a blogosfera e a que os bibliófilos não ficaram indiferentes, ofereceu-me um belíssimo roteiro apadrinhado pelo sonho e alimentado por duas das minhas preferências: viagens e livros.
Por exemplo, podia ir daqui ao Porto, para visitar a Lello, e com a quantidade de voos low cost a sair da Invicta não seria nada difícil partir para outro local da Europa. Talvez Glasgow, muito embora a livraria me deixe algumas dúvidas. Depois seguiria para Bruxelas – olá Carlota e Pitucha- para espreitar a Posada, até porque não encontro uma imagem e sou um espírito curioso. A cidade seguinte seria Maastricht. A Boekhandel Selexyz Dominicanen é um deleite também pela simbologia da religiosidade e espiritualidade que os livros podem encerrar. Naturalmente isto sou eu a divagar, porque os amigos holandeses são rapazes pouco dados a estes devaneios espírito-religiosos. Depois de me refazer de tanta beleza, rumaria decididamente a sul numa das minhas ansiadas viagens: Buenos Aires, que obviamente depois desta descrição, ficou decididamente inscrito no meu roteiro de viagens futuro, espero que não muito. De volta, e porque não estamos longe, daria uma saltadinha fugaz à mais bela cidade do mundo, o Rio de Janeiro e entre coisas várias e tão simples como uma água de coco no Calçadão de Ipanema com o Morro Dois Irmãos do meu lado direito se contemplasse o Atlântico ou o Cristo Redentor a erguer-se no morro se voltasse a costas ao mar, difícil é escolher a vista na Cidade Maravilhosa, iria direitinha à Livraria da Travessa na Visconde de Pirajá, para celebrar o meu primeiro livro comprado em terras de Vera Cruz. Voltaria depois a casa, a mala prenhe de livros e a alma a transbordar. Sentar-me-ia por aqui a empanturrar-me de livros e a digerir tanta beleza. Sonhar não custa.

Imagem daqui

Partilhar

5 Comments:

Blogger Pitucha said...

Já tenho a cama feita à tua/vossa espera. Depos, se não te importares, sigo viagem contigo.
Beijos

sexta-feira, janeiro 25, 2008 7:43:00 da manhã  
Blogger Carlota said...

Olha, eu se fosse a vós, aproveitava esta oferta aqui de cima. Eu ofereço uns jantarecos!

sexta-feira, janeiro 25, 2008 11:16:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Obrigada, mais tarde ou mais cedo, vou/vamos aproveitar o convite :-)

sexta-feira, janeiro 25, 2008 11:34:00 da manhã  
Blogger cristina said...

Eu tenho aqui à porta a 3a mais bela livraria do mundo! É bonito! Então pensar que lá fui imensas vezes, apenas fazer horas para o comboio... Tem piada "tratar por tu" algo de nível mundial!

sexta-feira, janeiro 25, 2008 1:49:00 da tarde  
Blogger LeonorBarros said...

E agora podes começar a ler mais uns livrinhos... ;-)

sexta-feira, janeiro 25, 2008 11:17:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial