sábado, novembro 17, 2007

Os pobres de espírito

Conta Saramago nos Cadernos de Lanzarote datados de 1994 “Pergunto-me se estarei a sonhar: a maioria social-democrata da Assembleia Municipal de Mafra votou contra uma proposta da CDU para que me fosse atribuída a medalha de ouro do Concelho, alegando que «estraguei o nome de Mafra» e que o Memorial do Convento é «um livro reprovável a todos os títulos» ”. E neste excerto dos escritos autobiográficos não existe a menor efabulação do Prémio Nobel português, contrariamente à imaginação desenfreada que pulula nos seus livros de ficção.
Recusada a medalha, sucederam-se argumentos característicos dos ignotos e pobres de espírito, dominados pelo obscurantismo medieval recheado de demónios arquetípicos de foice e martelo em punho. Tornou-se quase mítica a afirmação de que não tinham lido, que não leriam mas que reprovavam, obviamente. A questiúncula alargou-se à atribuição do nome à Escola Secundária, quando o então Conselho Directivo propôs o nome de Saramago. Entretanto, Saramago foi laureado com o Nobel e o Ministério da Educação, detentor da palavra última em matéria de atribuição dos nomes às escolas, à míngua de argumentos válidos e dignos que justificassem a recusa, acedeu a que assim fosse.
E assim é neste concelho. Vinte e cinco anos volvidos sobre a publicação do romance que não só deu o Nobel a Saramago, mas colocou Mafra definitivamente no mapa da literatura internacional, a edilidade continua corrompida pelos demónios rubros que só eles conseguem ver e a negar a si própria a evidência de que foi Saramago quem deu a Mafra a visibilidade além fronteiras que o betão, estradas e pavilhões desportivos com o nome do presidente da Câmara não conseguem dar.
Os números são, por si só, elucidativos, caso não bastasse a observação empírica da quantidade crescente de turistas, ao longo destes vinte e cinco anos, envergando máquinas fotográficas e que se detém frente ao Palácio, muitas vezes, em frente à enorme pedra de sete por três metros que compõe a varanda de onde o rei abençoava os pobres, acima do poder espiritual, materializado na magnífica Basílica com vista privilegiada da Sala da Bênção. Não será por acaso. Quem leu o Memorial do Convento ter-se-á deleitado com a narração e sofrido com os trabalhadores que acarretaram a pedra de Pêro Pinheiro até Mafra por um percurso sacrificialmente sinuoso. Mas disto só sabem os que leram. Dos números sabe-se, mesmo sem ler, que, no ano de 2006/2007, 24.986 jovens em idade escolar visitaram o Palácio e consequentemente Mafra.
Enquanto Saramago ficará na História pela obra, a edilidade mafrense permanecerá pelo seu obscurantismo e tacanhez. A contrapartida será o reino dos Céus. Diz-se que os pobres de espírito terão lá lugar cativo.

Palácio Nacional de Mafra
foto: minha

Partilhar

9 Comments:

Blogger Unknown said...

Eu cá acho que o Saramago é um tipo mesmo estranho.

É óbvio que ele não leu o romance, que ele próprio escreveu, como deve ser. Se tivesse lido, fazia como o rei que pagou ao contabilista para dizer ao povo que o deve e o haver andavam equilibrados. Também ele mandaria umas prendinhas à malta da Cambara Minicipal e estes certamente lhe reconheceriam o mérito.

sábado, novembro 17, 2007 9:34:00 da tarde  
Blogger ana v. said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sábado, novembro 17, 2007 10:00:00 da tarde  
Blogger ana v. said...

Leonor,
Por uma vez, tenho que concordar com Saramago. Embora a queixa publicada da recusa da medalha - "devo estar a sonhar..." - contenha a habitual arrogância do nosso laureado, a verdade é que, nisto, ele tem razão. É pura tacanhez não reconhecer que o Memorial (para mim, o melhor livro de Saramago) projectou Mafra e a eternizou para o mundo inteiro. E não vejo em que é que será reprovável o relato (poético, ainda por cima) da construção do convento, suado e penoso como só pode ter sido. Pobreza de espírito, mesmo. Só se safam se houver um céu mais pequeno, para gente mesquinha.

PS: Parabéns pela fotografia, que é de artista!

Bjs
ana

sábado, novembro 17, 2007 10:04:00 da tarde  
Blogger LeonorBarros said...

Luis,
Claro que o Saramago é um tipo estranho mas isso não invalida nada do que disse no texto.

Ana
Acho um ultraje a atitude da Câmara e acho que Saramago tem todo o direito e razão para se sentir magoado. O livro que cito é de 1993, o que prova que ele já era como é antes do Nobel.
Bjs

sábado, novembro 17, 2007 10:06:00 da tarde  
Blogger LeonorBarros said...

Obrigada, Ana, pelo elogio da foto. Foi tirada hoje de manhã, algures no caminho para os terraços do Palácio.

sábado, novembro 17, 2007 10:07:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Leonor:

Eu gosto muito do Saramago, ofereci o livro ao meu melhor amigo de Londres quando ele se doutorou. Esse meu amigo é Alemão.

Passado muito tempo mandou-me uma nota sobre a leitura do livro, o que eu achei mais piada foi ao facto de ele valorizar o facto de o Saramago ser desbocado.

É óbvio que ele não conhece tão bem o Saramago como nós, eu pessoalmente tenho pena que ele se tenha tornado amargo, embora compreenda que em muitas coisas ele tem razões objectivas para se queixar.

sábado, novembro 17, 2007 10:21:00 da tarde  
Blogger LeonorBarros said...

Aos 85 anos e com os desígnios do país, também eu me tornaria amarga... ;-)

O Saramago é muito apreciado na Alemanha, os livros dele existem com frequência nos escaparates e têm grande procura.

sábado, novembro 17, 2007 10:36:00 da tarde  
Blogger ana v. said...

Leonor, gosto muito do que escreve o Saramago (ou do que escreveu, em tempos) mas já não gosto nada das atitudes dele, nem daquele ego ultra inchado que só piorou com o nobel. O facto de ter sido sempre assim não o desculpa, para mim. Mas sei separar a obra do homem, claro. E nisto ele tem toda a razão, porque o prémio seria à obra e não ao homem. Só tenho pena que estas coisas sejam sempre comandadas pelas questões ideológicas, que não deveriam ter nada a ver com estes assuntos. Isso é que é triste.
Bjs

quinta-feira, novembro 22, 2007 12:06:00 da tarde  
Blogger LeonorBarros said...

Nem mais, Ana.

quinta-feira, novembro 22, 2007 1:26:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial