quinta-feira, outubro 18, 2007

Orlando de Vez em Quando


Os alunos ouvem Orlando de Vez em Quando dos Cabeças no Ar, solicitam-se posteriormente interpretações.

A escola (alunos, professores, auxiliares e todos os restantes componentes/elementos da instituição):
- reproduz a estratificação social;
- segrega através do meio de origem da criança/adolescente;
- dá atenção apenas às pontas, os alunos brilhantes e os alunos mal comportados, entretanto há uma massa cinzenta, alunos medianos, que passam despercebidos;
- os alunos são cruéis uns com os outros;
- os alunos estão mais interessados em estar na escola para socializar e não para aprender.

Outras conclusões:
- A escola é afinal mais um componente da vida de um país e, como tal, reproduz a forma como os elementos desse país se "deixaram" formar.
- É por isso que a consciência crítica não nos deve abandonar, pois nalgum momento da nossa vida, nós somos aquilo contra o qual nos insurgimos, pelo menos teoricamente.

Cabeças No Ar,
Cabeças no Ar, 2002

Sou um patinho assim assim
Não há quem repare em mim
Não sou triste nem zangado
Eu sou só um pouco reservado

Não sou loiro não sou alto
Não corro muito depressa
Não tenho tempo de salto
Não remato nunca de cabeça

Eu sou o Orlando
E só venho à escola
De vez em quando

Os dias lá no meu meio
São muito mais não que sim
Não sou um patinho feio
As águas é que fogem de mim

Se as águas fossem iguais
Para quem começa a nadar
Talvez eu viesse mais
Talvez ate ousasse voar

Eu sou o Orlando
E só venho à escola
De vez em quando

Se alguém se lembrar de mim
E disser o Orlando não veio
Digam-lhe que eu hoje vim
Mas fiquei sozinho no recreio

Eu sou o Orlando
E só venho à escola
De vez em quando

Imagem

Etiquetas: ,

Partilhar