sexta-feira, setembro 14, 2007

O rapaz do meu clube de vídeo

Na província também há clubes de vídeo.

O dono do meu clube de vídeo é um rapaz de 19 anos tardios.

Gosto imenso de conversar com ele.

Sobre cinema, claro.

É um relações públicas perfeito e recomenda as novidades consoante as simpatias cinéfilas dos seus clientes.

Há filmes que eu nunca veria se ele não os sugerisse, tenho a mania de os escolher ou por terem ganho a estatueta de Hollywood, pouco de Cannes ou Veneza, pela crítica de cinema, por conhecer o actor, actriz ou por um amigo o ter recomendado.

Não sou assim tão cinéfila.

E detesto filmes com argumentos sem pés nem cabeça, mau som, péssima imagem e que os críticos de cinema nos vendem como se se tratasse da 8.ª maravilha do Universo.

No outro dia assisti a uns minutos de um filme de João César Monteiro, num dos canais televisivos, e questiono-me, ainda hoje, porque será considerado uma obra prima.

Mas gosto de cineastas queridos pela crítica.

Se me obrigassem a escolher elegeria Almodóvar.

Sim, Almodóvar e os seus pós mágicos de:

- lamechismo
- vida quotidiana
- pessoas reais
- situações surrealistas
- actores bonitos e feios
- emoção
- música audível e decente
- violência trágica

Tarantino poderá ser o segundo, pois às características anteriores poderemos substituir só o tipo de violência, a do cineasta americano é gratuita.

Para além de ter alimentado a sua adolescência com filmes de categoria B, Tarantino deve ter lido exaustivamente Flannery O'Connor.

O rapaz do meu clube de vídeo gosta de bom cinema, como eu.

Contudo, no outro dia, cometeu a imprudência de me dizer que tinha ido ao cinema ver o Mr. Bean.

Os meus olhos arregalaram-se, mas compreendi-o:

- é a minha Joana, sabe, eu gostava de ter ido ver o "X", mas ela só gosta deste tipo de filmes ou de comédias românticas.

Ouvi semelhante frase e cheguei a uma conclusão brilhante:

a maior parte das pessoas casadas, juntas - ou qualquer outro tipo de relacionamento que vos arrefeça o pensamento - são muito mais tolerantes do que as celibatárias.

Etiquetas: , ,

Partilhar

3 Comments:

Blogger recepcionista said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sexta-feira, setembro 14, 2007 11:43:00 da tarde  
Blogger recepcionista said...

Acho que o rapaz se desculpou de forma bastante esfarrapada. No seu estilo, Mr. Bean é o melhor. Naturalmente que Tarantino e Almodóvar são, igualmente, os melhores, no seu estilo.

sexta-feira, setembro 14, 2007 11:44:00 da tarde  
Blogger LopesCaBlog said...

O que tem de ser tem muita força.
Pobre rapaz eu não aguentava o Mr Bean :((((

sábado, setembro 15, 2007 3:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial