quarta-feira, setembro 12, 2007

E de energúmeno

Um telefonema pela hora de jantar. Muito conveniente. Do outro lado uma voz feminina anunciava que o meu pai tinha assinado um cupão, imagine-se, e que, pasme-se, tinha sido premiado com uma viagem. Boa! Uma viagem! Que surpresas boas a vida nos reserva… Dezembro de 2006 era a data anunciada da assinatura do meu pai. Muito bem. A minha mãe questionou irónica E tem a certeza que é essa a data? Positivo, sem mais hesitações, Com a assinatura do meu marido? Com certeza e, de seguida, o nome do meu pai tal como constara na lista telefónica. Curioso. A minha mãe informou assertiva que visto o meu pai ter morrido –detesto o eufemismo falecer – a assinatura seria - como dizer?- impossível. Do outro lado, a voz não se deu por vencida, pediu um segundo e quando regressou tinha outra informação, afinal o meu pai tinha assinado o cupão em Dezembro de 2005 e aqui toca a sineta dos concursos quando se dá a resposta errada, nada feito, tentem outra vez, vão recuando no tempo ano a ano, quem sabe não acertarão. A minha mãe acrescentou que tal seria impossível mais uma vez e isto não porque o meu pai não soubesse assinar o nome mas porque o meu querido pai nos deixara em Setembro de 2005, ter-lhes-á aplicado um ou outro adjectivo qualificativo do trabalho que desempenhavam, entretanto. Lamentam e tal, mas não quereria o prémio? E agora aqui estou com o dicionário de sinónimos na mão, que num mundo tão virtuoso e civilizado chamar nomes a alguém é uma falta grave e feia, mesmo quando se utilizam técnicas de vendas ofensivas, aviltantes, imperdoáveis e desprovidas de qualquer sensibilidade e respeito, quando ao se ouvir uma voz menos jovem do outro lado da linha se insiste que o marido assinou um cupão de viagem três meses depois de morto, portanto procuro em e de energúmeno mas nenhum dos sinónimos encontrados consegue exprimir com a expressividade devida a atitude descrita.
Partilhar

4 Comments:

Blogger Pitucha said...

Nem sei que diga! Olha, encolho os ombros e não digo nada! Senão teria que dizer, como o Pacheco Pereira, triste país o nosso!
Beijos

quinta-feira, setembro 13, 2007 7:25:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Triste mesmo!
Bj

quinta-feira, setembro 13, 2007 9:19:00 da manhã  
Blogger cristina said...

Leonor, desculpa, eu sei que é triste, mas arranja lá outro sinónimo qualquer, porque o energúmeno há-de, para sempre ficar ligado ao Rui Rio...

sexta-feira, setembro 14, 2007 12:20:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Por acaso, isto é uma agência com número do Porto ;-)

sexta-feira, setembro 14, 2007 9:10:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial