sexta-feira, setembro 28, 2007

dança desopilada...

Paulo Ribeiro está no TNSJ (Teatro Nacional de S. João – Porto) e, aproveitando o desconto das 5as feiras, fui nesta noite ver Masculine... Quatro homens (três bailarinos e um actor) em palco num encontro de amigos partilham pequenas estórias contadas oral e fisicamente, entremeadas com poemas de Pessoa. A dança é muito física e as movimentações conjuntas são quase acrobáticas. A expressividade corporal é imensa e a naturalidade das reacções quebra a barreira invisível entre o público e o palco... Foi muito bom! Foi... divertido!!!

O humor na dança não algo naturalmente aceite... Mas quem disse que a dança contemporânea tem de ser uma coisa séria e elitista?... Na entrevista ao TNSJ, diz Paulo Ribeiro, em relação às suas peças:

«Talvez o humor nas minhas peças não tenha que ver com uma vontade de fazer rir, mas com o gosto de desconstruir as coisas, de as desmembrar, e é isso que as torna desopilantes.»

A peça traça uma tangente ao universo de Pessoa, à pessoa de Pessoa e não ao seu génio... «Interessaram-nos sobretudo apontamentos, desabafos, pequenas coisas do Livro do Desassossego» – explica o autor. Confesso que, à parte dos poemas explicitamente ditos, não vi Pessoa em mais lado algum... No entanto, como o que me atraiu no coreógrafo foi a possibilidade de me libertar da obcessão da procura de uma narrativa na coreografia – que ele refere a propósito de outra peça –, acho que nem me dei ao trabalho...


Masculine está no TNSJ até sábado e segue nos próximos meses para Lisboa, Guimarães e Évora. Entretanto, para a semana, há, ainda no TNSJ, um dueto (do próprio Paulo Ribeiro com a sua mulher), Malgré Nous, Nous Étions Là.

imagem

Etiquetas:

Partilhar