quarta-feira, julho 18, 2007

Viagens imaginárias

1 - A primeira seria até à Índia, fascina-me o país de Gandhi, as paisagens, o monumento ao amor, o cheiro, as casas, os mercados, as ruas, apesar das hierarquias sociais e das suas castas, contudo pelo mundo inteiro encontramos tal prática, um pouco menos visível.
Os mais poderosos (em menor número) a desincentivarem os menos poderosos (em maior número) a ascenderem à posição predominante, chame-se isso fascismo, comunismo, idealismo ou o que quer que seja.
O filme "A bugs life" (Vida de Insecto), 1998, retrata a questão muito bem.

2 - A segunda seria até ao país da estátua da liberdade, Nova Iorque, as Cataratas de Niagara (hello, Thelma e Louise!), o deserto, os cowboys, New Orleans, Los Angeles, o Sul (Hello Scarlett O'Hara!). Andar pelos bares e ouvir blues, country, folk, visitar uma igreja protestante e ouvir gospels, andar num taxi amarelo (hello, taxi driver!), ver os vendedores ambulantes de hot dogs, visitar ChinaTown (hello, jack!) andar de helicóptero sobre Nova Iorque, correr todas as lojas de discos e livros que encontrar, deambular pelas avenidas numéricas, passear por Hollywood, passeio das estrelas, estátuas em pedra, correr todo o meu imaginário cinéfilo em alguns dias.

3 - A terceira seria o Rio de Janeiro, reconstruindo um imaginário que já não existe. O meu deambula à volta de Jobim, Vinicius, Chico, Caetano, escolas de samba, Copacabana, Cristo Redentor, Ipanema, com banda sonora de fundo, actualizando os gostos em todas as discotecas e livrarias que encontrar e, acima de tudo, entristecer a alegria com a violência gratuita, e o nada valer da vida humana. Quando chegar a ir ao Rio, será bem tarde, presumo.

4 - Outras visitas a aguardar melhores dias:

Itália
Rússia
Pirâmides do Egipto
América Latina
América do Sul
China
Japão

5 - Há países que me despertam pouca curiosidade: os países nórdicos, por exemplo, não sou nada de quem fique fascinado por aquele estilo de vida, sou apaixonadamente da Europa do Sul.



Digam lá se estes fatos e estes cabelos e, decididamente, esta letra, não são um excelente hino para um Verão revigorante?

Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4

Etiquetas:

Partilhar

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ainda só li o ponto nº1 do seu post,mas tive logo de escrever que ontem vi um filme muito lindo,em DVD,mas muito cruel,sobre a condição das mulheres viúvas na Índia :ÁGUA".
Bem sei que tudo se passava nos anos 30,e não sei como é que terá evoluido...

quarta-feira, julho 18, 2007 1:23:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial