quinta-feira, junho 28, 2007

Os 7 horrores de Portugal

Li hoje no Público online, foi lançada mais uma votação, desta vez sobre os sete horrores de Portugal. Segundo o diário nortenho, a mesma visa promover uma discussão sobre a arquitectura em Portugal.
O pessoal pisca o olho ao articulista e diz: sim senhor, é isso mesmo! e nem sequer gesticula temperamentalmente contra a maioria das designações.
As dúvidas, sobre as escolhas, decimaram-se logo após o esclarecedor: por vezes, uma das obras citadas, pode ser só nomeação de um dos "especialistas".
Vamos lá ficcionar sobre a forma como decorreu tal definidíssima promoção?
O chefe de redacção chama o estagiário, de serviço, e diz:
Ó pá vai ter com estas pessoas - entrega uma lista - e pede-lhes para referirem meia dúzia de horrores arquitectónicos portugueses.
Vai daí o estagiário dirige-se aos especialistas de arquitectura, um deles, adepto simpático do Benfica, nomeia o novo estádio do Sporting; outro, simpatizante de Siza, desadora Tomás Taveira, o anti-religioso, baptiza o Santuário de Fátima; e o "antipatizante" da incontinência orçamental, elege a Ponte Europa.
Ah, meus caros, mas a votação tem, obviamente, como pressuposto, uma reflexão aprofundada e um debate acérrimo sobre a arquitectura em Portugal.
O escriba deste post, conhecedor profundo da arquitectura em Portugal, concorda com a nomeação do edifício Arnado, em Coimbra, o arquitecto que consumiu neurónios com tal obra de arte, poderia saber muito sobre engenharia, mas pouco sobre estética arquitectónica.
Mas não me conformo mesmo é com a nomeação da Ponte Europa. (Que dirão os nossos colegas sobre isto?).

Etiquetas: ,

Partilhar

3 Comments:

Blogger james stuart said...

Cara amiga, o edifício de Coimbra desconheço, portanto não comento.
Sobre a ponte Europa, realmente a classificação é descabida.
Estou plenamente de acordo com o estádio do Sporting (é bem mais feio do que o antigo José Alvalade) se bem que o novo do Benfica também não é grande "especialidade".
O santuário de fátima também convenhamos, é feiozo (se é que esta palavra existe), no mínimo é uma construção que tem pouco de dignidade à altura da importância do local (internacional).
Mas sabe daquele difício (que penso estar ocupado pelo IADE), na Esquina da Av. 24 de julho com a D.Carlos I ??? (um edifício às cruzes, obra de Taveira).
Os edifícios das "amoreiras" também são um bocado "pirosos", mas horrível-horrível é aquele edifício comercial (recheado de monhés) no Martim Moniz!

quinta-feira, junho 28, 2007 12:48:00 da tarde  
Blogger Pedro M. S. said...

Melhor que tudo isso é o novo blog satírico de Penacova.
Passem por lá e vejam que na província, ainda há gente com imaginação. Lisboa e as elites que se cuidem!

Cumprimentos.
http://bnoticiaspenacova.blogspot.com

sexta-feira, junho 29, 2007 12:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gosto da funcionalidade da Ponte Europa.

Sob o ponto de vista estético há muito melhor em Coimbra.

Quanto à alteração do nome, pelo pio autarca de turno, só o compreendo como penitência pelos pecados.

Carlos Esperança (Ponte Europa)

sábado, junho 30, 2007 5:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial