segunda-feira, maio 21, 2007

Telegramas

1 - Noticiário Sic de ontem, reportagem: exposição de imagens das crianças na Internet. Excelente a agressividade do reporter. Dizia ele: colocar fotos, informações detalhadas e localizações evidentes de crianças, adolescentes na Internet, é o mesmo que - e toca de espalhar informação por um painel colocado no meio de uma rua citadina (?) - invasão de privacidade. Nota 10. Informação quer-se assim!
2 - De seguida reportagem sobre famílias que se fixaram em determinadas zonas, com tendência para a desertificação, e toca de mostrar crianças, a sua casa, o sítio onde habitam, os pais, os vizinhos, etc. É caso para se dizer: faz o que eu digo, não faças o que eu faço!
3 - Desta vez eu, uma benfiquista desnaturada, estava a torcer pelo Sporting. Provavelmente, uma certa homenagem ao meu pai, um sportinguista ferrenho. Quando era pequena, para me converter à causa, levou-me variadíssimas vezes ao estádio de Alvalade. Não conseguiu! Contudo, conforme os anos vão passando, e conforme vou interiorizando, cada vez mais, a importância do meu pai, mais me aproximo do Sporting. Não! Não estamos no campo da pura afectividade.
4 - Um dia destes, dou-me de caras, com um poema lindíssimo do Ruy Cinnati. A minha interpretação: o ser humano, a sua necessidade de amor, reflexão, interiorização, o encontro consigo, e a necessária renovação.
5 -
Quando o amor morrer dentro de ti,
Caminha para o alto onde haja espaço,
E com o silêncio outrora pressentido
Molda em duas colunas os teus braços.
Relembra a confusão dos pensamentos,
E neles ateia o fogo adormecido
Que uma vez, sonho de amor, teu peito ferido
Espalhou generoso aos quatro ventos.
Aos que passarem dá-lhes o abrigo
E o nocturno calor que se debruça
Sobre as faces brilhantes de soluços.
E se ninguém vier, ergue o sudário
Que mil saudosas lágrimas velaram;
Desfralda na tua alma o inventário
Do templo onde a vida ora de bruços,
A Deus e aos sonhos que gelaram.
Ruy Cinatti
Antologia da Poesia Portuguesa
Organizada por Eugénio de Andrade

Etiquetas: , , ,

Partilhar