quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Post's de continuidade

Como antigamente existiam as locutoras de continuidade (referência só para maiores de vinte cinco), no tempo da web 2.0 existem os post´s de continuidade. Analogamente às locutoras, os post´s de continuidade aparecem para cumprir os serviços mínimos de postagem que qualquer blogue que não se deseje vetado ao esquecimento necessita. Para além disso, servem de ponte entre um texto bem conseguido e um outro que teima em nascer.

Normalmente, estes posts surgem porque atravessamos uma fase da nossa vida em que temos a “agenda tão sobrecarregada que nem há tempo para morrer”(Gore Vidal), ou porque não temos assunto, ou porque nos falta a inspiração para desenvolver determinada ideia que julgamos sublime demais para o arrazoado que estamos a verter no ecrã (ia escrever «papel»…snob!). Ou então, e não raro, as três hipóteses em conjunto.

Os posts de continuidade são, exemplificando, a poesia que se coloca sem um único comentário, o vídeo do YouTube a dizer que o novo dos Arcade Fire vem aí, o quadro de um imortal com um verso de um outro imortal como título, a chalaça/trocadilho/aforismo fáceis ou a foto com a legenda indicando apenas o local a que se refere. Mas, melhor do que exemplos estereotipados, a principal característica de um post de continuidade é que se distingue assim que se lê/vê.
Chegados aqui, e isto já não vai curto, peço-vos que não me interpretem mal: também eu coloco os meus posts de continuidade. Acho-os um mal necessário e até existem certos blogues em que os mesmos são mais estimulantes que os post´s, como hei-de chamar-lhes?, programados. Porque sobre este assunto só tenho uma imensa certeza: comparativamente às locutoras de continuidade, os post’s de continuidade são infinitamente mais interessantes.
Partilhar

11 Comments:

Blogger amok_she said...

Este comentário foi removido pelo autor.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007 12:53:00 da manhã  
Blogger amok_she said...

Para post de continuidade ñ precisava ser tão longooooo ;-), nem de 'tratar' tão mal... as locutoras de continuidade ;-))

sexta-feira, fevereiro 23, 2007 12:56:00 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Brilhante!
Beijos

sexta-feira, fevereiro 23, 2007 7:46:00 da manhã  
Blogger cristina said...

Estando no limite etário da referência, não tenho bem a certeza se sei o que eram as «locutoras de continuidade», mas tenho uma ideia vaga que se encaixa no perfil. =)

Quanto aos «post's de continuidade» à partida não aprecio. Falta-me motivação para ler post's de citações/links. Também não estou a dizer que não os faça - apesar de me esforçar por não os fazer... Mas não me atraem os post's sem qualquer comentário do autor, uma crítica, uma observação, uma indicação, uma motivação, uma contextualização... qualquer coisa!

sexta-feira, fevereiro 23, 2007 8:52:00 da manhã  
Blogger NancyB said...

A dica do ponto 1, lá mais abaixo, tb foi "dignamente" agradecida por mim a um jovem. Principalmente pela sua (do jovem) capacidade de partilhar informação. Mas é por isso, também, que por cá estou. Pela partilha. E não imaginas o qto, muitas vezes, os teus "posts" são uma dádiva para mim. É claro q isto é sentimentalismo puro, mas assumido ;)

sexta-feira, fevereiro 23, 2007 9:42:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Excelente! Recorro a eles muitas vezes, exactamente quando o tempo escasseia.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007 9:54:00 da manhã  
Blogger MPR said...

Aqui temos um post de contínuidade disfarçado, mas muito bem esgalhado. Digo sempre (sobre a crítica de cinema, teatro ou o que seja) que não interessa tanto se concordo ou discordo, mas sim se me fez olhar para a obra sob um prisma que não tinha visto. este post fez-me descobrir os posts de continuidade como entidade concreta...

sexta-feira, fevereiro 23, 2007 10:12:00 da manhã  
Blogger Carlos Malmoro said...

amok_she:
Todos os post´s são post´s de continuidade...e acho um «abuso» dizer que tratei mal as senhoras locutoras;)

Pitucha:
'bigado. Beijocas

Cristina:
As locutoras de continuidade eram umas senhoras que apreciam na TV, sentadas de lado, junto a uma mesa redonda com um vaso em cima, e que nos informavam, com um sorriso colgate, que «depois da informação metriológica apresentada pelo Dr. Anthímio de Azevedo, se tivermos sorte em não aparecer a mira técnica, dentro de dois minutos chegará a «TV Rural» com Eng. Sousa Veloso. Espero que passe um agradável serão com a RTP1» Esclarecida? ;)

NancyB:
Assumida, digna e sentimentalmente sem palavras para agradecer as tuas. ;)

Leonor:
Blogger que se preze, recorre a eles. ;)

mpr:

Se este post o fez descobrir «os posts de continuidade como realidade concreta», então penso que não se poderá chamar propriamente um post de continuidade.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007 11:16:00 da tarde  
Blogger cristina said...

carlos:
Esclarecida, sim sr. Corresponde à ideia vaga. Não lhes tinha era dado nome =)

domingo, fevereiro 25, 2007 1:58:00 da manhã  
Blogger MPR said...

Sim... por esse prisma tens razão. Bom post... sem continuidade.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 2:56:00 da tarde  
Blogger Sinapse said...

LOL!! Brilhante, este teu post8

... e a mim assenta-me que nem uma luva, que eu cá uso e abuso do raio dos posts de continuidade! (glup)

eheheheheheh!

sábado, março 03, 2007 11:48:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial