quarta-feira, janeiro 17, 2007

Tudo vale a pena

O assunto daria um tratado, mas conversas assim são um verdadeiro prazer.
Partilhar

1 Comments:

Blogger cristina said...

«Estimada Leonor» - a ver se assim obtenho resposta =)

Estou a ver que a disciplinas que apenas ocupam espaço a que se referia no outro post são «Estudo Acompanhado, Área de Projecto ou as oficinas». Eu não estou por dentro dos moldes em que elas se desenvolvem, mas:
- Oficinas parecem-me algo importante, pela dimensão prática que acrescerá ao conjunto maioritatiamente teórico das disciplinas;
- Estudo Acompanhado, Área de Projecto (e talvez Formação Cívica e Direcção de Turma) parecem-me aspectos importantes, mas talvez mereçam uma melhor estruturação, sobretudo mais transversal e menos compartimentado...

Concordo consigo quando fala da falha da preparação a montante, mas parece-me que isso pode ser generalizado a qualquer professor - não só os do Secundário - remetendo, em último caso, o professor primário para o meio familiar e social. O que acontece é que as falhas têm tendência a agravarem-se e portanto, no Secundário, os problemas são mais visíveis.

De resto, não posso deixar de concordar com a sua análise: «se as turmas tivessem menos alunos, os pais cooperassem na educação e formação global dos seus filhos e os professores uma melhor e mais aprofundada formação». Pois é, são muitos «se»'s por onde escolher e parece que nenhum deles se altera significativamente...

Quanto ao ponto em que fala da formação de professores em particular, e quando diz que «os actuais alunos não são menos dotados do que os anteriores» é verdade - esperemos! No entanto, vivem em tempos diferentes, com diferentes visões da figura do professor e também com diferentes necessidades. Daí a necessidade de «usar algum do tempo disponível a ensinar regras de comportamento básicas» e também a importância dada às TIC. Mas não se depreenda daqui que os novos tempos justifiquem as falhas gravissímas ao nível das bases... De modo algum... Mas queria apenas sublinhar que, de facto, os alunos não são os mesmos que os anteriores: não entram os mesmos nem se espera que saiam os mesmos.

Beijinhos e muito obrigada pela atenção

Caríssima, peço desculpa se fui um bocado bruta na outra caixa, não era minha intenção... Agora esforcei-me por manter a salubridade da conversa ao nível que tanto preza =) [Confesso que tanta senhoria me faz um bocado de confusão, mas se continuar a fazer questão...]

quarta-feira, janeiro 17, 2007 11:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial