terça-feira, janeiro 16, 2007

O mais importante!

O mais importante será sempre o voto!
Mais do que uma vez, aqui no Geração Rasca e aos quatro ventos, alerto para a inércia portuguesa e Europeia.
Uma ferida aberta na democracia e na auscultação vinculativa dos seus cidadãos.
Um constante desperdício de uma oportunidade que nada teve de fácil a sua conquista ao longo da história recente da humanidade.
Mais uma vez, pondero se levamos a sério o dever de participar activamente naquilo que nos rodeia e que inevitávelmente nos influencia, e se alguma vez aprenderemos a pôr o pé fora do umbigo.
Questiono-me, no caso do referendo, se o voto deveria ser obrigatório?
Porque não? Quantos mais referendos ao aborto com altos valores de abstenção ( 70% dos portugueses ) vão ser necessários para que tenhamos vergonha na cara?
Melhor, quantas pessoas saberão que é no dia 11 Fevereiro que deverão ir votar?
Será que têm ideia quanto custa dar-lhes a oportunidade para participar activamente num tema em concreto do país? Que, no fundo, somos nós todos que pagamos - vá votar ou não!
Pouco me importa se votam sim ou não ou em branco, importa-me saber no dia 11 de Fevereiro se vivo num país de gente crescida ou não!!!
Partilhar

2 Comments:

Blogger cristina said...

Sim sr! E, portanto, neste caso, ao contrário das presidenciais, o voto em branco entra nas contas finais.

Mas o que significa o voto em branco neste caso? Que tanto faz? Que ainda não estou capaz de decidir? Lamento imenso, mas quer numa quer noutra situção, não há motivo pessoal para que alguém que vote em branco saia de casa no dia 11. Ao contrário do que acontecia nas presidenciais, onde o voto em branco poderia ser o manifesto de uma espécie de indignação.

Ou seja, parece andar tudo ao contrário...

Há, no entanto, um motivo, que aqui vale mais do que nunca, que é a legimação da maioria, da maioria interessada ou informada - supõe-se!... Portanto, estou contigo: vamos lá crescer um bocadinho e fazer jus ao nome que tanto apregoamos: de-mo-cra-ci-a!

«Pouco me importa se votam sim ou não ou em branco»... ahhh... quer dizer... a mim importa-me um bocadinho aquilo que votam, mas, de facto, antes de mais é importante que se vote - acreditando que esse voto é resultado de alguma reflexão...

terça-feira, janeiro 16, 2007 3:49:00 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Só para te dizer isto, bruno:
Que grande post.
Abraço

terça-feira, janeiro 16, 2007 8:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial