terça-feira, janeiro 30, 2007

Lendo os clássicos


"Pedra-de-Toque
(...) Explico-me, senhor. Não gostava do corte da barba de certo cortesão. Replicou que dizia eu que a sua barba estava mal cortada, julgava, ele, que estava bem: é o que se chama o Desmentido Cortês. Se lhe retorquia que estava mal cortada, retorquia por sua vez que esse corte lhe agradava: é o que se chama o Gracejo de Bom Gosto. Se dizia outra vez que estava mal cortada, invalidava meu juízo: é o que se chama a Réplica Grosseira. Se dizia mais uma vez que estava mal cortada, respondia que não dizia a verdade: é o se chama a Admoestação Valente. Se dizia ainda que estava mal cortada, respondia que tinha faltado à verdade: é o que se chama a Resposta Altercadora. E assim até ao Desmentido Condicional e ao Desmentido Directo.

Tiago
E quantas vezes disse que a sua barba estava mal cortada?

Pedra-de-Toque
Não ousei ir além do Desmentido Condicional e não ousou dar-me o Desmentido Directo e foi assim que medimos as nossas espadas e nos separámos.

Tiago
Pode agora citar por ordem os graus do Desmentido?

Pedra-de-Toque
Oh! senhor, querelámo-nos segundo umas regras impressas, assim como há livros relativos às belas maneiras. Vou enumerar-lhe os graus: primeiro, o Desmentido Cortês; segundo, o Gracejo de Bom Gosto; terceiro, a Réplica Grosseira; quarto, a Admoestação Valente; quinto, a Resposta Altercadora; sexto, o Desmentido Directo. Todos estes desmentidos, pode evitá-los, excepto o Desmentido Directo; e ainda assim pode evitar este com um Se. Vi o caso em que sete juízes não podiam arrumar uma querela, mas quando as partes se encontraram, uma delas pensou simplesmente num Se; por exemplo: Se tem dito isto, então eu tenho dito isso, e apertaram a mão e juraram uma amizade fraternal. O Se é o único pacificador; há muitas virtudes num Se."

SHAKESPEARE, William, Como Lhe Aprouver, Porto, ed. Lello & Irmão, sd, pp.182-183
Ilustração

Etiquetas:

Partilhar