quinta-feira, janeiro 11, 2007

ViBs [Very important Bloggers]

Foto: Kalle Helminen

Como a Blogosfera é um mundo complexo onde coabitam todos os subgéneros humanóides, a primeira parte do meu estudo incide sobre um subgénero que me fascina particularmente: os ViBs [Very important Bloggers].

Os ViBs estão no topo da cadeia alimentar blogosferiana, e, após uma intensa [e aprofundadíssima] investigação, cheguei à conclusão que, por sua vez, se subdividem em três grupos: Leigo-ViBs, Prof-ViBs, e Pure-ViBs.

1. Leigo-ViBs

Os Leigo-ViBs conquistaram o título a pulso: com muito trabalho e dedicação - vivem e respiram Blogosfera. Apesar de terem ataques de snobismo, são - por norma - seres afáveis, divertidos, talentosos, e não sectários. Utilizam caixas de comentários [as suas e as dos outros], e os links, como extensões dos seus blogues. Assinam os posts com nomes próprios, iniciais, ou nicks. Porém, partilham um defeito com todos os outros subgrupos de ViBs: são incapazes de retirar o dead-link que têm para os «Gatos Fedorentos».

[percentagem desta categoria de Bloggers que é reconhecida no mundo real: 0,01 - 0,05%]


2.Prof-ViBs

Por preceito, é um grupo constituído por profissionais qualificados, reputados em alguns meios específicos, e que procuram aproveitar a Blogosfera para alargar [o máximo que puderem] o âmbito da sua notoriedade. Estão quase sempre on-line [muito atentos], utilizam o campo dos links para os outros blogues com mestria, deixam cair as caixas de comentários com alguma facilidade, e raramente utilizam nicks – só se o mesmo tiver tradução [clara] no topo do Blogue. São - regra geral - elitistas, sectários, combativos, e possuidores de um ego incomensurável [usualmente, bastante maior que eles]. É um campo onde abundam os jornalistas, os cronistas, os críticos das mais diversas artes e ofícios, os professores universitários, e os especialistas para todos os gostos. Surpreendentemente [ou talvez não], neste subgrupo coexistem os Bloggers mais notáveis – instruídos, inteligentes, e encantadores –, e os mais desprezíveis – ignóbeis, idiotas, e fanfarrões.

[percentagem desta categoria de Bloggers que é reconhecida no mundo real: 0,02 - 1,50%]


3. Pure-ViBs

Os Pure-ViBs são um subgrupo [que se conta pelos dedos de uma mão] que, mesmo que os seus elementos não marcassem presença na Blogosfera, seriam sempre reconhecidos por uma percentagem significativa de Bloggers - nunca inferior a 30%. Mas os Pure-ViBs também se dividem em dois grupos: os que se servem da Blogosfera para irem dando [aqui e ali] impulsos nas suas carreiras [nos momentos menos profícuos]; e os que vão investindo continuamente na Blogosfera – como quem compra um seguro vitalício de notoriedade e influência [que dá sempre jeito ter à mão]. Os Pure-ViBs só assinam os posts com as iniciais [está-lhes no sangue]. São - em regra - corajosos, idealistas, curiosos, inconscientes, e [em alguns momentos] politicamente incorrectos. Mais tarde ou mais cedo, acabam por se verem forçados a retirar as caixas de comentários dos seus Blogues – e a deixar cair [ou deixar de actualizar] o campo dos links.

[percentagem desta categoria de Bloggers que é reconhecida no mundo real: > 1,50%]
Partilhar

10 Comments:

Blogger Carlota said...

Que estudioso, André... Muito bem!
Confirmo que os posts sobre a blogosfera são, de facto, dos que mais gosto de ler. E de escrever também.
Estou, aliás, a preparar um sobre blogs individuais masculinos. Mas não penses que te safas! Também há-de sair um sobre blogs colectivos! :)
Beijola.

quinta-feira, janeiro 11, 2007 11:02:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

quinta-feira, janeiro 11, 2007 11:29:00 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

os nomes, André, nós queremos os nomes ;)
abraço

quinta-feira, janeiro 11, 2007 11:32:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Eu concordo com o Carlos!

Eu como sou um Prof-VIB (isto assumindo que sou VIB e "assumindo" que sou Prof.) posso pedir sangue. É claro que se fosse um leigo-VIB estava a apelar à paz mundial, porque os leigo-VIBs são todos uns pacifistas militantes ...

sexta-feira, janeiro 12, 2007 12:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá Carlos,

Os nomes não são evidentes? :)

Mas como insistes :), posso dar um exemplo típico de cada grupo:

Leigo-ViBs: Gotinha
Prof-ViBs: JMF
Pure-Vibs: JPP


Luís,
A nossa classe blogosférica não nos permite integrar este grupo de elite. Porém, e pelo que depreendo das tuas palavras, também existem alguns casos em que os egos são maiores que os próprios. ;)

sexta-feira, janeiro 12, 2007 11:01:00 da manhã  
Blogger Salucombo_Jr. said...

e quando sai o estudo dos BA (Bloggers Anonimos), categoria na qual me encontro.

bom post este.

sexta-feira, janeiro 12, 2007 11:30:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Sou capaz de jurar que não sei qual é o significado da palavra ego. Eu nem sei do que é que estás a falar ;)

sexta-feira, janeiro 12, 2007 4:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

por acaso... confesso que gosto da blogosfera, embora seja apenas mirone!
Há, no entanto, blogs que me irritam... Há sítios que são acompanhados e comentados com uma bajulação inacreditável! (Prof-VIBs)
Pessoalmente adoro blogs anónimos, refúgio para escrever o que vai na alma sem olhar, nem esperar, comentários...

sábado, janeiro 13, 2007 12:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo:

Excelente comentário. A análise do André que relaciona a assinatura com primeiro e último nome com os Prof-VIBs é certeira. Penso que no fundo a opção dos prof-VIBs pelo uso do nome completo, tem muito que ver com o facto de esse nome ser a prova das insígnias académicas.

Se calhar é pena que assim seja porque eu sou dos que acreditam que é possível escrever sob o anonimato (ou pseudónimo) sem sacrifício da credibilidade (com ou sem insígnias académicas).

sábado, janeiro 13, 2007 3:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que desperdício de tempo...

sábado, janeiro 13, 2007 9:20:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial