segunda-feira, janeiro 29, 2007

A inveja nacional

José António Saraiva escreve, no último sábado, nas últimas páginas da revista Tabu uma longuíssima crónica sobre a "inveja" nacional, afinal, segundo JAS, a "inveja" nota-se mais aqui, porque somos pequenos e temos tendência a uma canibalização um tanto ou quanto mais notória.
JAS diz que só se apercebeu disso há alguns anos e para tal dá o exemplo de uma determinada opção editorial em prole de um escritor famoso e o defraudar das expectativas do editor, afinal uma tiragem de 50.000 exemplares de "Vivê-la para Contá-la" de Marquez, foi um grande flop comercial.
JAS explica a razão, é que na altura era best seller "Equador" de Miguel Sousa Tavares e voilà em Portugal não há lugar para dois best sellers.
Estas palavras são tendenciosamente invejosas, pretendo, e assumidamente, arrebatar o lugar de cronista do reino a JAS, para que não restem dúvidas e por isso, apenas por isso, não me parece que a sua argumentação seja verosímil.
Talvez tenham existido outras razões, talvez Garcia Marquez seja um escritor datado, talvez a referida obra seja demasiado extensa, talvez o público português não tenha grande curiosidade sobre biografias e sobre a vida de Garcia Marquez em particular, talvez o livro fosse demasiado caro.
Há autores que são efectivamente datados, e há ainda autores cuja excessiva notoriedade aliada a um determinado estilo, se desgastam muito facilmente, pois rapidamente surgem seguidores aptos a explorar o filão e cuja principal consequência é enfadarem o leitor e, por isso, esvaziarem a fórmula.
Quanto à questão da inveja, e para arrumar de vez com o assunto, diria que ela é apenas um sentimento Universal. Falar sobre o próximo, manifestando inveja, é apenas algo que faz parte do carácter humano desde os primórdios da humanidade. Não é preciso investigar muito, basta reler, presumo que o caríssimo leitor já a tenha lido pelo menos uma vez, a dramaturgia principal de Shakespeare, e perceber qual é o principal sentimento humano que por lá é retratado.
Não percebo é porque é que em Portugal se acredita piamente que só por aqui a inveja é corriqueira, será isto sinónimo de algum mal-estar patriótico?

Ilustração
Partilhar

2 Comments:

Blogger cristina said...

«Só neste país é que se diz só neste país» [SG] =)

segunda-feira, janeiro 29, 2007 12:14:00 da tarde  
Blogger Salucombo_Jr. said...

confesso que ja me enoja sempre que leio algum portugues a reclamar o facto de portugal ser um pais "PIKENO" 'e um problema.

mas porra, o Roberto Carlos e o Makelele tambem sao
pequenos e nem por isso deixam de ser excelentes jogadores e melhor muitas das vezes eles tiram vantagens da sua "PIKENA" estatura.

segunda-feira, janeiro 29, 2007 2:15:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial