domingo, janeiro 14, 2007

Homem, Dr.

Tem a idade da sabedoria. A fina ironia encontra a máxima expressão nas suas hebdomadárias crónicas.

Crónicas com verve. Uma escrita de fundo. Que precisa de tempo e espaço para viver.

Viver e escrever: a causa e a consequência. É o cronista que escreve com mais classe em Portugal. Escreve-nos de Moledo. Chama-se António Sousa Homem. Diz não ter «email», mas tem blogue. Tem a sabedoria da idade.




«Por mim, tenho resistido à exigência de possuir um telemóvel no bolso. A idade não mo aconselha, vou dizendo. Nos bolsos, uso apenas um lenço, o relógio que pertenceu ao meu avô (que o recebeu de um inglês do Douro a quem administrava as vinhas) e a pequena caixa que contém a dose diária dos comprimidos que cuidam das pobres coronárias. A minha sobrinha Maria Luísa, que tem dois telemóveis, tentou informar-me das vantagens de comprar um; parece que a principal delas é poder falar com quem queremos, onde quisermos, além de podermos ser contactados em qualquer lugar, coisa que não me seduz muito. Bem vistas as coisas, o único estranho que me contacta sempre à mesma hora é um senhor da rádio que, logo de manhã, me esclarece que chove em Lisboa ou anuncia que vai trovejar no Porto ou nas Beiras. Aguardo pacientemente que me informe sobre a queda das folhas da meia dúzia de plátanos ao fundo da rua, ou sobre a hora a que chega o correio ao portão de casa. Ele mantém-se renitente. Teimamos, cada um por seu lado. É isto a vida.» in Revista Notícias Sábado – 2 Dezembro 2006
[imagem retirada daqui]

Etiquetas: ,

Partilhar

1 Comments:

Blogger cristina said...

«A idade da sabedoria» é uma coisa bonita!...

Mas não devia ser incompativel com as vantagens do telemóvel... O senhor devia aprender também um bocado do saber da «sobrinha Maria Luísa»! =) É que não é na rotina que o telemóvel faz mais falta, mas sim no imprevisto.

segunda-feira, janeiro 15, 2007 8:20:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial