sexta-feira, janeiro 12, 2007

Camilo e Eça

Se, perante pergunta tão "inovadora", como: quais os livros que "levaria" para uma ilha deserta?, responderia sem hesitar: Camilo, Camilo, Camilo.

Camilo é esfusiante, megalómano e, ele mesmo, uma fonte romanesca.

Camilo é trágico e cómico.

Camilo possui um "jorrar" linguístico tão impressionante quanto o de Shakespeare.

Escreveu uma das sátiras mais geniais da nossa literatura: "A queda de um Anjo". E existe, existiu ou existirá, parlamentar tão, profundamente, provinciano quanto "Calisto Eloy"?

E, na literatura portuguesa, há algum narrador tão genial quanto o de Camilo?

Camilo é um português de gema, olha para si com auto-ironia e desconsiderando-se, mas respeitando a sua pátria e a sua gente.

Eça é, "infelizmente", um português "atípico": o intelectual emigrante.

Genial, colocando-se em bicos de pés perante os "nativos" e um pedante não assumido.

Ilustração: Camilo Castelo Branco por Vasco
Partilhar

9 Comments:

Blogger Pitucha said...

Só não concordo com o "pendante não assumido"! Acho que Eça era assumidamente pendante!
Beijos

sexta-feira, janeiro 12, 2007 3:57:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Eu por acaso gosto bastante do Eça.

Quanto ao pedantismo não o consigo encontrar naquilo que ele escreve sobre este nosso "paraiso" à beira mar plantado.

Onde eu encontro pedantismo é nos Maias mais precisamente na personagem do Carlos que era um médico que construiu um consultório ultramoderno que só serviu para auscultar uma mulher.

Eu nã conheço a biografia do Eça, mas fiquei curioso será aquilo autobiográfico?

sexta-feira, janeiro 12, 2007 4:07:00 da tarde  
Blogger BRUNO said...

pedante ou não...

Eça era fantástico.

mas levava algo mais recente.

acho que levaria concerteza - caso exista - um manual de sobrevivência.

sexta-feira, janeiro 12, 2007 5:41:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Camilo, sim senhor, até porque fui aluno de alguém que mo soube ensinar.
Quanto ao Eça - discordo totalmente de si. Sou um grande fã(nático).

sábado, janeiro 13, 2007 9:32:00 da manhã  
Blogger menina-m said...

ihhh...só bocas pra barulho!
porrada, porrada!

sábado, janeiro 13, 2007 1:51:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

mariana, tu não porvoques que isto são conversas antigas ...

sábado, janeiro 13, 2007 3:21:00 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Quem é que me está a chamar pedante?

;)

sábado, janeiro 13, 2007 4:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Carlos se a carapuça não te serve a ti, acredita que essa que estás agora a atirar ao ar tembém não me serve a mim.

um abraço

domingo, janeiro 14, 2007 9:21:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

lol, Carlos! ;-)

domingo, janeiro 14, 2007 1:12:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial