quinta-feira, dezembro 07, 2006

aqui não entra a pobreza... nem a cultura, nem a liberdade de expressão...

[...]
E quero aplaudir a gente
que se amanda e que se mexe
é p'lo menos ponto assente
não ficar no queixe-queixe

Mas não vou dizer ámen
quando as coisas dão p'ro torto
embora haja p'ra quem
criticar é só desporto
[...]
Património mundial
é orgulho, com certeza
falta pôr no pedestal
"aqui não entra a pobreza"

Sérgio Godinho, "Aguenta aí" (1997)

Hoje à noite vou ouvir este senhor... por isso não vou poder ouvir o Grande Entrevistado da Judite... Ó que pena!!! Mas a ele lhe dedico estes versos, que, procurando um certo distanciamento emocional, acho que lhe assentam muito bem.

Rui Rio suscita grande ódios e grandes paixões; é dificil haver um meio-termo. Criou ódios de estimação com portistas, ambientalistas, artistas, jornalistas,... - será que ainda sobra alguém na cidade???... Por outro lado, aplaude-se-lhe a postura de (aparente) transparência financeira, combatendo (supostos) jogos de interesses passados, e o ideal combativo de erradicação da pobreza.

Portanto, pelo menos em teoria, aquela última estrofe ali em cima assenta-lhe na perfeição. Quanto à prática, tenho de me resignar à veracidade da primeira. Mas não esqueço a importância da segunda, reconhecendo, no entanto, as suas duas vertentes: a crítica sustentada e a crítica passatempo.

Por tudo isto, por ser portista, defensora da natureza, apologista da cultura e pela liberdade de expressão, a animosidade por Rui Rio é-me bastante natural. Mas, procurando não cair na crítica passatempo, interessa-me também o outro lado da moeda... Portanto, se alguém quiser ver a Entrevista por mim, que me faça depois um resumo.

Desenganem-se, no entanto, aqueles que de momento estão a louvar a nobreza dos meus actos... Eu não quero deixar de dizer mal do homem!!! eu quero é dizer mal com conhecimento de causa!
Partilhar

2 Comments:

Blogger Nancy Brown said...

ah ah ah

sexta-feira, dezembro 08, 2006 12:02:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Olha que ainda aparece aí o Rui Rio a dizer que não te quer a lavar a roupa suja em público ...

sexta-feira, dezembro 08, 2006 2:45:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial