segunda-feira, novembro 27, 2006

literatura

Um leitor do Jornal O SOL, edição de sábado, critica Saramago por, numa entrevista ao semanário, ter referido não gostar de Lobo Antunes. Segundo o leitor, não gostar não é argumento. Ou seja, perante a pergunta: o que pensa de Lobo Antunes? o leitor pretendia de Saramago uma explicação literária do género: não escreve bem!? Mas aí também um crítico literário poderia objectar, pois não escrever bem não é argumento, o mesmo disseram de Joyce e, como a história da literatura provou, Joyce estava era avançado no tempo, tal como Becket, por exemplo.
Há aqui uma espécie de conflito de interesses e um escritor, por muito que se esforce, dificilmente critica "imparcialmente" os seus pares, daí que eu prefira de longe um crítico literário não escritor.
A importância do que Saramago diz sobre Lobo Antunes ou sobre outro escritor qualquer, vivo ou morto, é, por isso, muito relativa. Tentar adivinhar os motivos pode ser um exercício simpático mas um extravasamento irrealista.
Partilhar

5 Comments:

Blogger cristina said...

«perante a pergunta: o que pensa de Lobo Antunes?»,«não gostar não é argumento»

- Pois não! Mas também não tem de ser!!! Perante uma pergunta, primeiro responde-se e depois, caso seja necessário, argumenta-se a resposta.

- Não li nem a entrevista de Saramago nem o comentário do leitor, mas, se aquilo era suposto ser uma crítica literária a resposta se ficou por ali, também não me parece bem... Não por não ser em si um argumento, mas por não se fazer seguir de um argumento. Mas, por outro lado, se aquilo era uma entrevista, estava nas mãos do entrevistador, perguntar "porquê"...

segunda-feira, novembro 27, 2006 9:33:00 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Eu ia dizer o que a Cristina disse, pelo que apena reitero: faltou o então e porquê?
Beijos

segunda-feira, novembro 27, 2006 1:19:00 da tarde  
Blogger Nancy Brown said...

porque não gosta! foi a justificação, mas isso para mim nem sequer é importante. E pq há-de dizer mais?

segunda-feira, novembro 27, 2006 2:44:00 da tarde  
Blogger cristina said...

«porque não gosta! foi a justificação»

- Mas foi a justificação de quê??? Ele disse "não gosto, porque não gosto"?

«E pq há-de dizer mais?»

- Se foi uma pergunta de circuntância sobre a escrita de Lobo Antunes, acho que pode ficar por aí. Mas se a ideia era a crítica litrária, acho, de facto, que devia dizer mais.

segunda-feira, novembro 27, 2006 10:30:00 da tarde  
Blogger Nancy Brown said...

foi uma pergunta de circunstância! diz: não gosto de Lobo Antunes e dp da insistência do jornalista, não gosta porquê? ele responde qq coisa do género: pq não gosto.

terça-feira, novembro 28, 2006 7:51:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial