quarta-feira, outubro 25, 2006

Miguel Sousa Tavares

Eu não tenho grande vocação para o tipo de querelas em que o Miguel Sousa Tavares se envolveu devido ao alegado plágio no seu romance "O Equador".

A Nancy já defendeu (com invulgar inteligência) uma leitura blazet deste tipo de intertextualidades. Nesta caixa de comentários do Aspirina B o saudoso Fernando Venâncio já disse aquilo que todos esperariam dele: que este episódio não pode beliscar a qualidade literária daquilo que o cronista e o contista Miguel Sousa Tavares escreveu, repare-se aqui na demarcação relativamente ao romancista. E acrescenta: "Não me parece de aplaudir que MST se tenha valido do «colorido narrativo» alheio, quem o conhecesse deveria de aconselhá-lo a reconhecer - já - exactamente isso."

O que eu quero mesmo saber é o móbil do crime. Da covardia do ataque anónimo já ali nos falou a amok_she.

Surgem duas hipóteses:

1. Ou o autor do blogue acusador é um desconhecido oportunista que procura as luzes da ribalta, e nesse caso é natural que revele a sua face para recolher os louros da sua covardia inicial. Isto se não temer o calor da batalha.

2. Ou o autor do blogue acusador é alguém que tem um conflito de interesse com Miguel Sousa Tavares e para saber quem ele é vai ser preciso fazer alguma pesquisa (ou aguardar por alguma inconfidência) e aí sim eu gostava de entender em detalhe a génese deste escândalo.

Miguel Sousa Tavares com o feitio que tem facilmente angaria inimigos. Sem necessidade.
Partilhar