segunda-feira, outubro 30, 2006

habilidades

Diz o luís, mais abaixo o seguinte:

"Honestamente, o que eu mais lamento é que as nossas universidades sirvam para treinar as pessoas neste tipo de habilidade e não para lhes fomentar a criatividade, mas isso é outra guerra que já nada tem a ver com o MST ..."

as habilidades são:

"Não há nada de ilegal no uso de fontes ou numa citação devidamente assinalada. Obviamente a forma como as fontes são usadas é uma parte essencial para avaliar uma obra, seja ela de ficção ou não, mas isso não deve ser confundido com práticas de natureza ilegal."

Há uns anos, um amigo fazia uma tese de mestrado na área da filosofia, já não lembro o tema, e ia comentando e mostrando o seu trabalho a alguns colegas de ofício. Todos os presentes reverenciavam entusiasticamente a forma como o Jorge (o tal amigo, fictício) elaborava a sua doutíssima tese, só eu, infelizmente, desafinava da inspiração.

Sinceramente, considero muito pouco original qualquer tipo de trabalho que apresente três ou quatro linhas de texto e fastidiosas notas de rodapé. Quando vejo teses deste género, dá-me sempre a sensação que estou perante alguém, cujo pensamento ainda está em fase embrionária, algo que considero positivo, mas como ponto de partida para algo mais criativo, como diria o luís.

Nas Universidades abusa-se da utilização da imaginação sintética, a tal que organiza o conhecimento, mas, peço desculpa digníssimo leitor pela ortografia, "desabusa-se" do uso da imaginação criativa, isto é, aquela que entra em contacto com a criação de algo novo.

Poderá o excelentíssimo leitor obstar: ah, mas para isso é preciso tempo! Posso presenteá-lo com uma insustentável piscadela de olho?

tempo e génio, caríssimo, tempo e génio!
Partilhar

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Repudio a autoria das frases que me são imputadas, eu já mais diria fosse o que fosse que pudesse ser interpretado como uma tentativa de questionar o satus quo ...

segunda-feira, outubro 30, 2006 10:46:00 da manhã  
Blogger Nancy Brown said...

mas eu apenas pretendia utilizá-las... como inspiração...

segunda-feira, outubro 30, 2006 10:49:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Desde logo, desfizeste a habilidosa inversão da ordem do meu raciocínio.

Anda um gajo anos e anos a treinar estes truques em ambiente exclusivíssimo, em discussões do estilo "o vórtice vai para a direita ou para a esquerda?", em que um gajo pensa "pera-aí-que-já-te-deixo-levar-a-bicicleta, deixa-me-só-embirrar-mais-um-bocadinho, que eu-até-tenho-razão" para depois sua excelência desfazer a inversão da ordem do raciocínio.

segunda-feira, outubro 30, 2006 11:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial