Grandes?
Fui maldoso para com a personagem, mas tenho de reconhecer que Ricardo Araújo Pereira tocou na ferida, logo de início, nisto dos Grandes Portugueses. Por que é que há tanta gente do século XX indigitada, quando esse século não foi particularmente brilhante para nós?, pergunta Araújo Pereira. Respondo eu: porque, hoje em dia, vive-se um clamoroso desconhecimento do passado, seja o histórico (político, guerreiro, etc.), seja o literário, seja o artístico. Directo ao assunto: é a ignorância, e nada mais, que faz com que haja tanta gente do século XX indigitada, e que se fale tanto em tanta gente do século XX (e XIX também). Valerá a pena repetir que grandes, grandes só o fomos nos séculos XV e XVI?
5 Comments:
Boa posta!
No Reino Unido a Lady Di esteve para ganhar ao Churchil ... palavras para quê?
é justo q constem na maioria personalidades do séc. XX, as outras já morreram!
Filipe:
«grandes, grandes só o fomos nos séculos XV e XVI» - Esse "grandes" é de "grandes no Mundo". Mas não precisamos de ser grandes no Mundo para valermos alguma coisa cá dentro. Concordo com a "ignorância" e o "clamoroso desconhecimento do passado", mas daí a restringir a coisa a dois séculos de prosperidades... Nem tanto ao mar, nem tanto à terra! Mas é no que dá a idiotice do concurso!!!
Cristina:
Nããããoooo questiones a pátria ...
qdo te apetecer, passa por aqui:
http://piorportugues.blogspot.com
vi o programa aos soluços.
qdo ouvia os anúncios, dava-me vontade de rir.dps de dar o benefício da dúvida à caixinha, julgo que pelo meio deste pátrio tricot há a vantagem de perceber qual é o valor que fundamenta cada uma das escolhas. cusquice sociológica :P
Enviar um comentário
Voltar à Página Inicial