quarta-feira, outubro 25, 2006

Grandes?


Fui maldoso para com a personagem, mas tenho de reconhecer que Ricardo Araújo Pereira tocou na ferida, logo de início, nisto dos Grandes Portugueses. Por que é que há tanta gente do século XX indigitada, quando esse século não foi particularmente brilhante para nós?, pergunta Araújo Pereira. Respondo eu: porque, hoje em dia, vive-se um clamoroso desconhecimento do passado, seja o histórico (político, guerreiro, etc.), seja o literário, seja o artístico. Directo ao assunto: é a ignorância, e nada mais, que faz com que haja tanta gente do século XX indigitada, e que se fale tanto em tanta gente do século XX (e XIX também). Valerá a pena repetir que grandes, grandes só o fomos nos séculos XV e XVI?
Partilhar

5 Comments:

Blogger Unknown said...

Boa posta!

No Reino Unido a Lady Di esteve para ganhar ao Churchil ... palavras para quê?

quarta-feira, outubro 25, 2006 11:55:00 da tarde  
Blogger Nancy Brown said...

é justo q constem na maioria personalidades do séc. XX, as outras já morreram!

quinta-feira, outubro 26, 2006 8:12:00 da manhã  
Blogger cristina said...

Filipe:
«grandes, grandes só o fomos nos séculos XV e XVI» - Esse "grandes" é de "grandes no Mundo". Mas não precisamos de ser grandes no Mundo para valermos alguma coisa cá dentro. Concordo com a "ignorância" e o "clamoroso desconhecimento do passado", mas daí a restringir a coisa a dois séculos de prosperidades... Nem tanto ao mar, nem tanto à terra! Mas é no que dá a idiotice do concurso!!!

quinta-feira, outubro 26, 2006 8:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cristina:

Nããããoooo questiones a pátria ...

quinta-feira, outubro 26, 2006 10:25:00 da manhã  
Blogger icendul said...

qdo te apetecer, passa por aqui:
http://piorportugues.blogspot.com

vi o programa aos soluços.
qdo ouvia os anúncios, dava-me vontade de rir.dps de dar o benefício da dúvida à caixinha, julgo que pelo meio deste pátrio tricot há a vantagem de perceber qual é o valor que fundamenta cada uma das escolhas. cusquice sociológica :P

sábado, outubro 28, 2006 11:01:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial