terça-feira, outubro 31, 2006

em campanha pelos "amiguinhos"...

E acaba hoje!!! É mau mas dura pouco… Ainda a propósito do inusitado concurso da RTP «a SPM [Sociedade Portuguesa de Matemática] incentiva os seus sócios a votarem no matemático Pedro Nunes.» Mas o que é isto???!!! É suposto votarmos pelos amiguinhos?!!! É certo que o senhor foi importante e não estou a dizer que não mereça ganhar, mas... «a SPM incentiva os seus sócios a votarem no matemático Pedro Nunes»???!!! O concurso é idiota, mas com atitudes destas ainda fica pior – admitindo que isso é possível...

Já agora, ainda sobre Pedro Nunes, a RTP escreve: «Se vivesse nos nossos dias, Pedro Nunes seguramente ganharia o Prémio Nobel.» E eu pergunto, novamente sem questionar a grandiosodade do senhor: ah sim?.. o Prémio Nobel de quê???!!!

Para quem não sabe de quem se fala:

Pedro Nunes foi o maior matemático português – e esta afirmação é, habitualmente, consensual. Viveu no século XVI, e, por D.João III, foi nomeado Cosmógrafo-Mor, tendo sido também tutor dos princípes. Deixou contributos importantes na área da cartografia e navegação, como os estudos sobre a curva loxodrómica e o nónio, abrindo caminho à elaboração de novos mapas e à concepção de novos instrumentos de navegação, sendo reconhecido como uma das grandes figuras europeias da Ciência do seu tempo.

A registar a sua grandiosidade e reconhecimento lá fora, resta dizer que é nome de cratera lunar – cratera Nonius – e de asteróide – asteróide (5313) Nunes. E, por cá, na memória recente, é aquele senhor que aparecia nas idas moedas de 100$00 e é uma das figuras no Padrão dos Descobrimentos.

Quem quiser votar no senhor que vote pelo que ele foi e não porque a SPM incentiva...
Partilhar

9 Comments:

Blogger Nancy Brown said...

Cristina,
sinceramente não vejo mal nenhum em que a sociedade de matemática faça publicidade a um dos seus.
mas não queres explicar porque é que Pedro Nunes não poderia ter ganho o Nobel? E o que a "lenda" diz em relação à incompreensível inexistência? também é interessante!

terça-feira, outubro 31, 2006 2:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nancy:

Pela simples razão que sendo o senhor matemático há que ter em conta que o prémio mais distinto em matemática nos dias de hoje é a medalha Fields.

terça-feira, outubro 31, 2006 2:30:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

terça-feira, outubro 31, 2006 2:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nancy:

Pela simples razão que sendo o senhor matemático há que ter em conta que o prémio mais distinto em matemática nos dias de hoje é a medalha Fields.

terça-feira, outubro 31, 2006 2:30:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Esta coisa perdeu o juizo, pareço um papagaio ...

terça-feira, outubro 31, 2006 2:56:00 da tarde  
Blogger Nancy Brown said...

luis,
mas o que eu gostava de perceber é porque é que o Nobel da matemática não existe, há alguma razão?

terça-feira, outubro 31, 2006 4:30:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Isso já não sei ... mas suspeito que a melhor forma de encontrar uma resposta é averiguar como é que as disciplinas foram escolhidas pelo senhor nobél depois de ele ter inventado a trinitroglicerina.

terça-feira, outubro 31, 2006 5:40:00 da tarde  
Blogger cristina said...

nancy:
Eu acho mal... se a coisa durava mais uns tempos começávamos a ter "campanhas" em tudo o é organização, sociedade e afins e o concurso passaria a ser a votação do que tem mais amigos... - o concurso é idiota, mas não é assim tanto!

Quanto ao Nobel, realmente, a afirmação da RTP é completamente disparatada pois a Matemática não consta das disciplinas premiadas. Das razões dessa ausência também só conheço a "lenda" que envolve num caso de amores um matemático e a amada do senhor Nobel...

terça-feira, outubro 31, 2006 10:21:00 da tarde  
Blogger Nancy Brown said...

um pouco como as campanhas partidárias?

quarta-feira, novembro 01, 2006 6:55:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial