sábado, outubro 28, 2006

das "ofertas" nas nossas bancas...

- Tem a Visão?
- Ora aqui está, menina!
- A Visão esta semana traz um cd...
- Não... a Sábado traz um livro...
- Pois, mas a Visão traz um cd.
- Um cd?... Mas um cd, como?
- [penso "um daqueles redondos que toca música!" mas contenho-me...] Faz parte de uma colecção de música portuguesa que tem saído com a Visão nestes últimos tempos.
- Ah, então não é isto... [apontando novamente para o livro da Sábado]
- Não. É um cd!
- [remexe num monte de coisas numa prateleira...] Será isto?
- É sim!
- Pois, mas eles não avisaram nada... [olhando desconfiado para o guia de remessa que ainda envolvia o cd]
- Mas é isso! Posso levar?
- Mas quer levar a revista e o cd? [um bocado incrédulo]
- [penso "nãããããã!!! eu estive aqui à espera que achasse o cd, mas é só porque não tenho mais que fazer"] Sim!
- Então deve ser 2€75 + 5€99... é o que diz aqui... É que eles não avisaram... Eu sei que esta aqui traz um livro [mais uma vez apontando para a Sábado], mas não sabia deste cd...
- [pago] Obrigada! [penso: "alguém que vá lá comprar a Sábado ao homem, para ele poder oferecer o livro e sentir-se mais feliz!!!"]

Parece-me um bocado mal comprarmos as revistas apenas pelas ofertas que elas fazem... Mas isso só prova que a estratégia de markting resulta momentaneamente. No entanto, os resultados a longo prazo continuam a depender exclusivamente do conteúdo da revista: quem compra apenas pela oferta, não o fará se ela não existir. A oferta é uma boa maneira de chegar a públicos que habitualmente não compram a revista e que, depois de a terem na mão, até possam constatar que é interessante.

E eu, pecadora, me confesso: ainda não abri a revista, mas o cd - "O lado errado da noite" de Jorge Palma (1985) - já vai tocando no computador... Vivam as ofertas!
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