sexta-feira, outubro 27, 2006

Blair


No momento em que Tony Blair se prepara para abandonar o lugar de Primeiro Ministro no Reino Unido, interessa avaliar qual foi o seu papel na invasão do Iraque. De resto uma maioria significativa dos britânicos opôs-se à participação do Reino Unido na invasão do Iraque.

Convenhamos que Tony Blair é um líder carismático e que teve o mérito de preparar um partido vindo da mais arcaica esquerda para governar. No que respeita ao Iraque a minha suspeita é que se dirá que George Bush foi o fulcro da vontade de invadir o Iraque enquanto Tony Blair foi um fulcro de caracter argumentativo. Suspeito também que ele o terá feito para agradar a Grorge Bush e à opinião pública americana, protegendo assim o papel relativamente importante que o Reino Unido ainda mantém no concerto das nações.

No sábado imediatamente a seguir ao início da invasão do Iraque, às 10 horas da manhã, estava a manifestar-me em frente à Downing Street. Acreditem que sempre tive pruridos em participar neste tipo de manifestação, é de facto chato estar numa manifestação onde algumas pessoas defendem abertamente o direito da Coreia do Norte deter armamento nuclear. Das coisas que mais me impressionou nesse sábado foi ver gente a bater tachos à frente da residência de Tony Blair às 10 horas da manhã. É chato! As fotografias da famigerada cimeira dos Açores apresentadas nos jornais mostravam claramente um Tony Blair a dever muitas horas ao sono. Curioso é também que os Britânicos tenham reeleito Blair (apesar do Iraque) devido ao sucesso da sua política interna.
Partilhar