quinta-feira, outubro 26, 2006

Agustina

Tenho ali um livro da Agustina para ler, mas ainda não o comecei. Um problema económico, como não conseguimos viver sem trabalhar, o tempo sobra para produzir, mas limita-se quanto aos prazeres.
Assim, desde o Verão, permanece o livro da Agustina para ler.
A Agustina é das poucas escritoras vivas que consegue ser de direita e manter-se credível aos olhos da crítica literária, é que quando se é efectivamente bom no ofício, as ideologias de alguns críticos literários, dão umas quantas cambalhotas.
Como se a qualidade de um autor pudesse andar a braços com as suas simpatias ideológicas.
Agustina, enquanto pessoa, não me inspira grandes simpatias, mas, digamos, nem eu lhas devo inspirar, também.
Contudo é estranho, para mim, que um grande autor não goste em geral dos seres humanos.
É um bocado como se fosse obrigada a comer chocolate, não gostando.
Como disse ainda não li nenhum romance, novela, conto de Agustina.
Mas já li crónicas, por exemplo.
E algo sobressai: a qualidade literária das palavras.
Quanto ao resto, como disse anteriormente, não sei.
A entrevista ao SOL levantou polémica por causa dos maricas e dos homossexuais.
Pretendendo separar-se as águas entre uns e outros.
E não há que separar? - questiona-se o digníssimo leitor.
Os maricas são um pouco como os machistas, muito carnaval, muito espalhafato, muito do rodar a saia da baiana e muito dramalhão trágico-cómico, mas... personagens extraordinárias.
Quanto aos homossexuais são apenas heterossexuais com mais sentido de humor.
Em relação a este assunto também pertenci, em tempos, a uma minoria, e qualquer minoritário ousa megalonomamente pensar: quando serei maioritário?
As mulheres sendo maioritárias em número, levaram séculos até conseguirem atingir a maioridade do pensamento.
Sobrevivemos e tornámo-nos maioria efectiva, um desejo atingido.
Compreendo, por isso, a luta e o folclore das minorias, tudo isto para dizer o quê?
Os maricas que se casem, os homossexuais também, então se isso os torna felizes!
Partilhar

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Sibila é um digníssimo romance, o resto não conheço. Eu leio aquilo e vejo naquilo a minha avó.

quinta-feira, outubro 26, 2006 10:22:00 da manhã  
Blogger Nancy Brown said...

Não é esse q está na mesa de cabeceira, mas tb é dos q eu tenho ali para ler, ainda não passou foi à fase mesa de cabeceira.

quinta-feira, outubro 26, 2006 1:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No meu caso tratou-se de uma obrigação na mais tenra idade, mas a coisa é muito telúrica, mas eu gosto.

quinta-feira, outubro 26, 2006 2:00:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

«(...) homossexuais são apenas heterossexuais com mais sentido de humor.» Excelente! ;)

quinta-feira, outubro 26, 2006 9:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial