sexta-feira, setembro 15, 2006

Sejam bem-vindos!


A Presidente do Conselho Executivo na sua vozinha desafinada, depois de se apresentar, dizia animadamente:

- É a vossa primeira vez e queremos dizer-vos de coração aberto: é uma alegria receber-vos! Eu estou aqui juntamente com todos os directores de turma, todos com uma missão acolher-vos. De seguida vou apresentar-vos os directores de turma e depois, nas mesas aqui ao lado, comeremos um bolinho.

- Schiu, calem-se lá, não se ouve nada! – pai incomodado.

Aqui à minha direita vocês têm o professor Desidério, director de turma do 5.ºA, quem é do 5.ºA ponha o dedo no ar!

No meio das cabeças circunspectas dos pais uns deditos mais magros dançam euforicamente.

- Olá, tás bom? Estás contente por vir prá’qui? – a presidenta interrogando um aluno.

A cabecita abana afirmativa e reluzente e, simultaneamente, pensando: ‘tava farto de ‘tar em casa!

- Esta – a presidenta abraçando alegremente uma mulher alta, simpática e gorda – é a minha querida amiga Maria João e é a directora de turma do 5.º B. Ora mostre-se lá o 5.ºB!

Deditos dançando no ar eufóricos e os pais bastante circunspectos.

- esta porcaria nunca mais acaba! – um pensamento voou para fora da boca de um pai e ele que bem o tentou agarrar.

- Quanto ao 5.º C temos um problema que não é um problema, a professora Graziela não pode vir à apresentação, um problema pessoal impediu-a, peço a vossa desculpa, mas a substituí-la temos aqui o professor Valente, vosso professor de educação física. – continuou informativa a presidenta - quem é do 5.º C?

E novamente uns dedinhos bailando no ar e convidando os pais à dança, enquanto isso um suspira olhando para o relógio:

- mas quando é que isto acaba?

Finalmente o professor Ambrósio, director de turma do 5.º E, a derradeira apresentação e com ele mais uns dedos imponentes e revirados no meio da população escolar.

- É com grande alegria que vos recebemos – continua a presidenta – esperamos que tenham um bom ano escolar, agradeço a presença dos pais, espero a vossa contribuição activa para termos uma escola melhor, isto é para os vossos filhos terem uma escola melhor, e a escola é um local que deve estar aberto à vossa participação, as críticas, os elogios, os problemas dos alunos, etc., deverão vir ao nosso encontro, só assim conseguiremos ser cada vez melhores e para bem de todos nós e fundamentalmente dos vossos filhos. – olhando para o lado direito e abanando a cabeça – bem, como vocês devem estar a reparar eu estou para aqui a empatar conversa, explico-vos a razão é que falta um bolinho numa das mesas e estamos à espera que ele fique pronto – rindo alegremente para a plateia e a plateia rindo também muito e os miúdos deixando saltar a alegria e a amiga da alegria e todos os familiares mais a linhagem geracional alegrota – um dos pais ainda deixa à solta:

- mas esta gente pensa qu’eu não tenho mais nada que fazer!

Entretanto os miúdos já comiam as mesas e os bancos e a toalha de mesa e os enfeites enquanto os pais acalmavam a paciência dando palmadinhas nas cabeças dos rebentos.

Quando a palavra mágica rebentou no ar era vê-los em filinha, arranjadinha e engomadinha, direitos ao bolinho.

O bolinho eram seis mesas recheadas de sumo, pãozinho fresco com fiambre ou queijo, pão no forno recheado de chouriço e queijo, bolo de laranja, bolinhos de coco e um enorme bolo colorido dizendo: sejam bem-vindos!

Partilhar