quarta-feira, agosto 23, 2006

O critério da consonância

Face à seriedade das acusações, parecer-me-ia de todo recomendável que o gabinete do primeiro-ministro tivesse tentado esclarecer a opinião pública mais cedo. A não ser que, ao contrário do que presume Vital Moreira, a nossa televisão pública já esteja de tal forma governamentalizada que o gabinete de José Sócrates tenha começado por considerar suficientes e satisfatórias as reiteradamente infelizes intervenções públicas do director de informação da RTP.

Como suponho que os elementos da direcção de informação da RTP, face às funções que exercem, dominam os conceitos de gatekeeping, newsmaking, e agenda-setting, esperaria que Luís Marinho, mais do que se limitar a um "simples" processo de morosas intenções judiciais, justificasse de alguma forma o enigmático alinhamento do referido Telejornal, e o diminuto valor-notícia conferido aos desastrosos efeitos dos fogos florestais no nosso país, em detrimentos de outros fait-divers.

Depois de ter lido o polémico artigo de Eduardo Cintra Torres, e ao contrário de outros, também eu fiquei com a "ligeira" sensação que o critério a que o gatekeeper recorre para seleccionar as notícias na RTP é o da consonância.
Partilhar

1 Comments:

Blogger pateias said...

ETC é o que se pode chamar um jornaleiro incendiário.
Gosta de fogo, pois só tem é de mudar de profissão.
E que tal...bombeiro?
Sempre podia ajudar a combater, em vez de ser mais um, a atear!

quarta-feira, agosto 23, 2006 9:55:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial