domingo, agosto 27, 2006

Noites Ritual

Hoje foi a segunda das Noites Ritual Rock, nos jardins do Palácio de Cristal - bem no centro do Porto. Em época de festivais, este apresenta-se com um conceito diferente: dois palcos que se completam sem concorrerem entre si. Em cada uma das duas noites, seis grupos actuam alternadamente no palco principal, montado no "átrio da entrada", e no palco ritual, que ocupa a concha acústica do jardim. Enquanto num palco se toca, no outro fazem-se as montagens do material para o grupo seguinte, o que elimina, por completo, os tempos mortos de espera entre bandas, e cria uma espécie de romarias de um palco para outro. A envolvência nocturna do jardim é também um ponto a favor. Quanto ao cartaz, prima - digo eu! =) - por ser, sempre, 100% português.

Este ano, não achei o cartaz nada de especial, mas, tendo em conta que, quando comprado com uma certa antecedência, o bilhete custava 6€, lá rumei eu ao Palácio. Ontem não pude ir. Hoje tivemos no palco principal uns cumpridores Quinteto Tati, uns barulhentos Pop Dell' Art e uns enérgicos Blasted Mechanism; no palco ritual, foi noite hip-hop com DJ's e MC's a desfilar. E o juri composto por mim, eu mesma e a minha pessoa declarou que o vencedor é... Quinteto Tati! Conheço de "outras paragens" (Belle Chase Hotel) pouco mais que o nome de J.P.Simões e do Quinteto só lhes conhecia, da rádio, duas músicas... Cumpriram as expectativas! Cinco músicos (guitarra, teclas, bateria, contrabaixo e trompete) e a voz de J.P.Simões - é um quinteto de seis! - criaram ritmos envolventes com letras em português - eu gostei!

PS: no youtube podem ouvir "Suor e Fantasia".
Partilhar

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cristina:

O André, o Filipe e o Raimundo ainda te vão ensinar a gostar de Iron Maiden.

Rapara tu és uma rapariga que gosta de Beatles, dos Beatles aos Roling Stones
é um saltinho, e gostando de Stones tens o mundo do Hard Rock a teus pés.

Isto é um comentário de quem não gosta de Stones nem de Iron Maiden, mas que já aprendeu a gostar de Xutos e Pontapés, sem de resto precisar de grande persuasão.

E se algum dia fores a Londres e te apanhares com uma sexta à noite livre vai à Electric Ball Room, nunca fui muito dado ao Hard Rock, mas aquele foi durante 3 anos o meu pardeiro.

domingo, agosto 27, 2006 2:47:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Luis:
Ou não... =) Porque é que eu hei-de querer aprender a gostar de Iron Maiden?!... Alguma coisa contra o Quinteto Tati?...

segunda-feira, agosto 28, 2006 5:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas que mal é que os Iron Maiden fizeram para ser trazidos para esta conversa?;)

segunda-feira, agosto 28, 2006 5:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

onde se lê "ser" deve-se ler "serem".

Quando toca aos Iron Maiden... até o português tem de ser perfeito ;)

segunda-feira, agosto 28, 2006 5:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Luís, porque é que a Cristina teria de gostar de Maiden? Tu próprio não gostas, ora essa! ;O)

segunda-feira, agosto 28, 2006 11:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para se gostar de Xutos não é precisa persuação.


E na minha opinião, q n foi pedida mas é muito válida porq fui os dois dias (será justificação?): Adorei conhecer os sUBmarine, [Sativa (sem o tipo da bandeira)] e viva os Blasted (nunca pensei disputar um cd com o meu irmão!)

quarta-feira, agosto 30, 2006 4:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial