sexta-feira, agosto 18, 2006

morangos vs flor

Esta semana vi, finalmente, um episódio (quase) completo da Floribella. Aquilo pareceu-me demasiado infantil para novela da noite... Para quem ainda não sabe, aquilo é uma mistura de "Ana e os Sete" - o "Música no Coração" dos tempos modernos - com "Anjo Selvagem" - a saga interminável da empregada insubordinada. Resultado: uma miúda - do nuorte, carago! - com um feitio especial, empregada numa casa com montes de crianças (todos irmãos) que morre de amores pelo irmão mais velho que, por sua vez, está para se casar com uma mulher detestada pelas criancinhas. A mulher-noiva e a sua mãe são apelidadas de "bruxas", achava eu que por serem más para as crianças, mas aquilo dá mesmo lugar a mezinhas e rezas completamente absurdas! As crianças mais novas deixam muito a desejar na credibilidade da representação - mal generalizado pelos petizes na tv do nosso Portugal (apesar de já haver progressos consideráveis). Aguentei quase até ao fim do episódio...

Quanto aos Morangos com Açucar, confesso que tenho seguido desde o início - o enquadramento escolar chama-me à atenção. A primeira série acho até que seguia com regularidade, o que fez com que ficasse por dentro da história e do esquema da novela. Deste modo, apesar de agora ver apenas 10min de longe a longe, é bastante fácil de encaixar o enredo - isto, claro, porque a coisa repete bastante e também não muda muito! Então, para quem não sabe... - o que é que eu estou p'raqui a dizer?!... haverá ainda alguém que não saiba?!!! Bem, de qualquer modo, aqui fica, também, um resumo: é a NewWave cá do sítio, ou seja acompanha o dia-a-dia dos alunos de um colégio. Logo no início foi criticada porque seria uma imitação barata da série brasileira, e aí eu achei que tanta indignação e repulsa estariam a ser exagerados: estávamos a começar a fazer uma novela juvenil com audiência que aos poucos, quem sabe, se tornaria mais nossa e menos brasileira. Acho que isso foi conseguido. Põe-se em causa a qualidade da representação dos actores, os critérios dos castings, a moralidade dos guiões, o realismo (ou falta dele) do retrato social,... - eu também questiono isso tudo, mas mesmo assim...

morangos: 1 - 0 :flor

[E agora, com vossa licença, vou a banhos...]
Partilhar