quarta-feira, agosto 30, 2006

dona melancia falando de... alguma coisa

Ela conjugando seu novo abc – interessantérrima essa versão nova de abecedário.

Ele caindo de Marte – ‘cê tá falando de quê, benzinho?

Ela rolando cabeça em rodo – sei não, meu bem, apetece-me falar de alguma coisa, mas… ‘tou sem assunto.

Ele subitamente entusiasmado – agora que toda a gente já falou tudo o que tinha a falar, podemo nós puxar desse assunto? podemo?

Ela arregalando olho discordante – ‘cê nem pense! nem sonhe! nem ouse!

Ele amimando sua perna de beicinho – vá lá, meu bem, deixa seu benzinho brilhar.

Ela sorrindo – ‘cê é um baita dum macho, mas… aqui quem esplandece sou eu!

Ele puxando corda d’assunto e falando muito sabiamente – por mim… eu… nem uns, nem outros.

Ela largando braço no desconsolo – ‘cê sabe, meu bem, é ser humano apenas. Um carregando razão às costas, outro acarretando motivo, e o resto do mundo amontoando raciocínio.

Ele anuindo – xi, meu bem, isso um dia deste vira problema de coluna.

Ela num esgar esfregando seu dorso – é, benzinho, o velho Marx sabia que só se combate religião com religião.

Ele virando página de «A Bola» - agora desentendi de todo!

Ela filosofando – ‘cê sabe, ideologia é formatação de pensamento, tal qual religião.

Ele se erguendo energicamente e empunhando seu exemplar dos «Escritos da Juventude» – ‘cê é uma burguesinha, baixinha e estrofezinha!

Partilhar