segunda-feira, julho 17, 2006

O maravilhoso planeta da música portuguesa















Não consigo gostar de música portuguesa. Isto não significa que não consiga ouvir uma ou outra musiquinha entoada no nosso idioma, ou que não valorize o trabalho de um ou outro compositor, músico ou banda, mas na generalidade, soa-me tudo imensamente mal.

Em certas ocasiões, no local e altura certa, até sou capaz de escutar, com algum prazer, um Zeca Afonso, um Carlos do Carmo, uns Já Fumega, uns Trovante, um Adriano Correia de Oliveira, contudo, apesar de melomaníaco e consumidor compulsivo de glosas musicais, nunca gastei um cêntimo na compra de um CD cantarolado na língua de Camões, nem para assistir a um espectáculo de um qualquer músico nacional.

Se ainda tivesse alguma incerteza quanto a esta minha hipersensibilidade, os breves, intercalados, e sofríveis minutos, em que tive a infelicidade de assistir ao espectáculo da Fundação Gil, transmitido neste último fim-de-semana num dos nossos canais televisivos, foram mais que suficientes para ter ficado definitivamente esclarecido.

A causa por detrás do espectáculo foi inversamente proporcional à qualidade musical do mesmo. E considerando – como considero – que a Fundação Gil representa uma causa de inquestionável nobreza, podem tentar imaginar o pesadelo que foi para mim ter de ouvir, mesmo que por breves minutos, àquela aberração “musical”.

Não sou apreciador da musicalidade dos artistas que estiveram em palco, mas sou capaz de reconhecer, sem qualquer dificuldade, que Rui Veloso, Luís Represas, Tim, e Abrunhosa, são algumas das mais eminentes figuras da nossa música. Mas todos juntos?! Minha nossa! Aquilo soava pior que um concerto do Zé Cabra.

Isto tudo vinha a propósito – depois de ter "colado" a fotografia no topo deste post já não tenho tanto a certeza –, de ter passado esta noite no Jornal da SIC uma reportagem sobre os 40 anos de carreira de José Cid. Amado por muitos, gozado por muitos mais, a verdade é que no ano passado, numa daquelas já tradicionais festarolas de Verão em honra de uma qualquer Santa padroeira de uma aldeola perto da Ericeira, tive a oportunidade de assistir, por entre o intenso fumo de uma sardinhada, popular qb, a um espectáculo do José Cid e da sua banda, que incluía nomes como Zé Nabo e Mike Sargent, e posso garantir que foi um verdadeiro show. Também fiquei espantado com a quantidade de pessoas de todas as idades, e das mais diversas condições socioprofissionais, que sabiam, na ponta da língua, todas as músicas do José Cid. Para além do mais, descobri hoje, que é um dos raros cantores portugueses que já tem vídeos editados no YouTube.
Partilhar

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É que ao menos podias avisar as pessoas para o pessoal bloquear o download das imagens no browser ... grrrrrr

terça-feira, julho 18, 2006 12:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já tinha ouvido falar desta imagem. É efectivamente chocante. :) O Cid deve ser completamente chanfrado.

terça-feira, julho 18, 2006 9:35:00 da manhã  
Blogger [A] said...

essa imagem já tem anos!!!!
o josé Cid é um bacano...não sei o k isso me provocou , mas em miúda tb sabia umas quantas letras dele...rs...
o dia em que o rei fez anos...
na cabana junto à praia (não Luis!!!não estou a provocar!!!)
vem viver a vida amor que o tempo que passou não volta mais.....
depois entrou naquelas do macaco que gosta de bananas e eu propria já o ouvi gozar-se a ele mesmo por causa disso e assumir com naturalidade a idiotice do tema....

quanto ao resto, sou como tu André!!! ouço aqui e ali alguma coisa, mas não consigo de facto comprar um cd.minto! tenho 2 cds dos The Gift!

terça-feira, julho 18, 2006 11:08:00 da manhã  
Blogger cristina said...

Isso é para provocar?... ;) Ai André, vais ouvir tantas!...

[Luis: e desde quando é que tu te preocupas com essas coisas?!...]

terça-feira, julho 18, 2006 2:37:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Desculpa lá Cristina, mas tenho que defender a honra do meu convento e muito em particular a minha machidade.

Eu só uma vez é que editei a foto de um homem, que de resto não estava numa pose de pornstar (era mais estilo nudista), e foi motivos de força maior!

terça-feira, julho 18, 2006 6:29:00 da tarde  
Blogger [A] said...

..... os "desconhecidos'' têm de se fazer notar, frequentemente através de actos espectaculares, para serem notícia. Esta realidade coloca em desvantagem os "desconhecidos", inclusivamente porque nas notícias parecem menos respeitáveis .....

http://anaabrunhosa.blogspot.com/2006/07/sistema-anticelebridades-ou-o-que.html

Luís, era isto que faltava!
bj.

terça-feira, julho 18, 2006 10:13:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Cristina,

Quando disseste que eu ia "ouvir tantas", nunca imaginei que fosses capaz de transpor o sentido literal desta tua locução. :)

quarta-feira, julho 19, 2006 12:01:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial