quarta-feira, julho 26, 2006

Invidia

No meu caso, terá de encontrar outro substantivo em latim, sinónimo de um duplo sentimento: pena e gozo.

De pena, porque Pacheco Pereira é um comentador político que venho considerando, mas que de uma assentada, demonstrou total privação de sentido de humor, e mais grave, do ridículo – conceito que tanto parecia abominar.

Gozo, por Pacheco Pereira considerar, que “nós”, meros mortais, estamos, segundo as suas próprias palavras, incomodados perante a mera existência de um blogue como o Abrupto.

Da parte que me toca, considero o Abupto uma coisa completamente insípida. Tem muita audiência? Pois tem! Mas o Correio da Manhã, o 24 horas, o Morangos com Açúcar, e o Aqui é só Gatas, também têm, e não é por este motivo que os leio, vejo ou visito - ou o deixo de fazer.

Se me esforçar, talvez consiga compreender aquela curiosidade quase patológica pelas imagens dos outros a trabalhar, o gosto pela astronomia, ou o fascínio que nutre pelo comunismo e pelos comunistas, porém, nada disto me diz nada. Nem sequer aqueles trechos incompletos, em latim, francês e inglês, de autores de referência que, muitas vezes, nem sequer se dá ao trabalho de mencionar. Fácil mais fácil, não há!

Obmyslam swiat, wydanie drugie,
wydanie drugie, poprawione,
idiotom na smiech,
melancholikom na plcz,
lysym na grzbien,
psom na buty.
(*)

Felizmente, ainda habitam na blogosfera, Franciscos Josés Viegas, Luíses Carmelos, Eduardos Pittas, Paulos Queridos, entre outros, que apesar de por vezes assumirem nos seus blogues opiniões e pontos de vista que podem levantar alguma celeuma, não parecem sentir qualquer necessidade de se colocarem em bicos de pés. Não precisam.

(*) Imagino o mundo, segunda edição,
segunda edição corrigida,
para os idiotas se rirem,
os melancólicos chorarem,
os carecas se pentearem,
os cães uivarem. (…)

Wislawa Szymborska, Obmyslam swiat (Imagino o Mundo),
in «Wolanie do Yeti» (Chamada para Yeti), 1957
Partilhar

25 Comments:

Anonymous Anónimo said...

André, o parágrafo que o Luis Carmelo é particularmente infeliz ele descarrega a indignação (natural) com os hackers sobre as pessoas que têm comentado o assunto.

Aquela ideia de que o hacker tem que ser Português também me parece um bastante provável sinal de mania da perseguição.

Mas acho que nestas circunstâncias temos mesmo que dar um desconto ao senhor, porque aquilo de que foi vítima o Pacheco Pereira é crime, e deve ser bastante irritente.

quarta-feira, julho 26, 2006 3:01:00 da manhã  
Blogger BRUNO said...

é no que dá deificar alguem que está à espera de ser apelidado num qualquer livro de história como o " pai do blog português".

água benta e presunção....

quarta-feira, julho 26, 2006 10:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom, o certo é que o blogue dele é o mais visitado e citado, o mais influente, se não o úncio influente (na blogosfera e para além dela).

E foi o abrupto e não o Geração Rasca que foi objecto da pirataria.

Cascar no JPP dá-vos a sensação de non chalance, de superioridade. Dizer que não gostam, que não percebem o interesse daquilo. (Mas olhem que milhares de pessoas, percebem. talvez o problema seja vosso...)

Vocês podem dizer mal e gozar e fazer o que vos apetece, mas não é inveja.

Ele fala do problema que nitidamente tem (está à vista de todos) e é arrogante, vaidoso, etc. etc.

Olhem para o espelho em vez de olhar para o quintal do vizinho ...

Helena

quarta-feira, julho 26, 2006 12:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É espantoso tudo isto. O homem é vitima e vocês poem-se todos aos saltos a ataca-lo. Um dia que vos calhe a vós ninguém levanta um dedo

quarta-feira, julho 26, 2006 2:13:00 da tarde  
Blogger BRUNOFERREIRA said...

bom... a helena tem razão em alguns pontos... os quais -acrescento - são factos. E por serem isso mesmo são interpretáveis à luz do entendimento de cada um.
logo quando afirma que é um blog que tem muita audiencia, não é um elemento que me obrigue a concordar com tudo aquilo que ele diz. Porque nunca tive como hábito correr atrás do som da flauta, ou de apoiar uma coisa só porque ela é apoiada por muitos. é necessário que me convençam ou que simplesmente partilhe a mesma ideia e gosto.
O senhor pacheco pereira é tão ser humano como eu,( complexo corpo de osso, linfa, carne e sangue ) não é mais nem menos que todos nós e acima de tudo não lhe reconheço qualidades suficientes para que lhe preste vassalagem e tal como um blog pode ser criticado o dele também pode, caso não se concorde.

ao olhar para o quintal deste meu célebre vizinho, não lhe invejo muita coisa a não ser a capacidade de produção e a dinamica que todos lhe reconhecemos... dinamica qual nem sempre é valiosa em qualidade.

E assim é a liberdade de expressão e assim é com gosto que se aceitam criticas.

quarta-feira, julho 26, 2006 2:30:00 da tarde  
Blogger BRUNOFERREIRA said...

tal como ler o expresso ou dizer de nariz contundentemente intelectual que assistia a variadíssimos programas da 2 era sinónimo de profundidade, agora o abrupto fica bem no ouvido e faz bem à pele de quem o lê.

Se é mau o que lhe aconteceu... é!

pronto! dizer mais o quê?

se ele é santo e intocável? não!
porque senão o abrupto deveria ter uma caixa de esmolas agregada, com o fim de comprar velas para quando se apaga a luz!

quarta-feira, julho 26, 2006 2:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o abrupto gera sempre uma torrente de inveja que mostra como Portugal é mesquinho

nunca se perguntam porque é que as pessoas lá vão e não vão aos outros

tem que ser sempre uns desgraçadinhos ignorados por culpa --- dos famosos claros

e por muitas voltas que o mundo dê, blogs como estes estão sempre mais perto dos Morangos com Açucar do que o abrupto

por isso percebe-se o contentamento larvar que as dificuldades do abrupto sempre encontram

o homem liga-vos pouco
voc~es ligam-lhe muito
é triste

João Almeida

quarta-feira, julho 26, 2006 3:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é Portugal no seu melhor

quarta-feira, julho 26, 2006 3:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara “Helena”,

Lamento informá-la mas o Abrupto, ao contrário do que afirma, não é o blogue mais visitado da Blogosfera Lusa.

Quanto à influência que afirma que o Abrupto tem, depreendo que está a falar por si, baseada na sua experiência, e que não está a pretender falar por mim.

Ao contrário da “Helena”, não tenho como facto garantido que o Abrupto tenha sido alvo de um ataque de crackers, mas partindo do pressuposto que o foi (o que não me custa a crer), e como já escrevi noutros posts, é obviamente uma situação desagradável para Pacheco Pereira. Mas apesar de o ser, não consegui - e continuo a não conseguir -, deixar de achar engraçada e cómica a reacção de Pacheco Pereira. Não vejo nenhum mal nisso, e foi precisamente este tipo de reacções que li na blogosfera. Se o Pacheco tem falta de humor… problema dele.

Quanto ao “cascar” ou deixar de “cascar”, sou livre de o fazer, tal como o Pacheco Pereira é livre de dizer o que bem lhe aprouver sobre os bloggers e a blogosfera. Não é pelo facto de “cascar” mais ou “cascar” menos que me sinto, ou deixo de sentir, superior ou inferior a Pacheco Pereira.

Se a “Helena” considera que quando alguém goza com uma situação ou diz mal de algo é porque tem inveja, quem sou eu para a contrariar. Mas agradeço que aplique esse conceito ao que Pacheco Pereira escreveu e retire daí as suas ilações.

Na minha opinião, Pacheco Pereira teve uma reacção desproporcionada porque teve um ataque de histeria e é totalmente desprovido de sentido de humor. As coisas que ele escreveu depois de ter dito que foi atacado por piratas, é de rebolar no chão a rir, principalmente - e precisamente -, porque vem de quem vem.

Apesar de não concordar consigo, agradeço o seu comentário.

quarta-feira, julho 26, 2006 4:11:00 da tarde  
Blogger BRUNOFERREIRA said...

juro que ainda não entendi o porquê do constante uso da palavra mesquinho, inveja e agora..."desgraçadinhos".

Se escrever sobre o iraque a criticar ou a louvar quem e o que me apetece será que isso significa que tenho inveja de não ser o Iraque?
Não tenho inveja nenhuma do pacheco pereira, o homem não me interessa mas sim aquilo que ele torna público e passível de ser comentado.

Se ele põe a público considerações e escritos para que todos leiam... bom... c'est la vie, é normal que se fale do que ele escreve!

quarta-feira, julho 26, 2006 4:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu vou-me rebolir a rir se o mesmo acontecer á geração rasca, é o que voces merecem. Só falta dizer que foi ele que inventou tudo, mas isso também voces são capazes de dizer porque se medem por vós próprios.

quarta-feira, julho 26, 2006 5:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já agora qual é o blogue mais lido em Portugal? Não me venham com as Gatas que isso foi uma invenção do Querido para que o Abrupto não ficassse em primeiro. As listas de blogues dos outros paísses nunca tem sites pornográficas, mas nós somos originais porque isso serve a permanente campanha contra o Abrupto.

quarta-feira, julho 26, 2006 5:33:00 da tarde  
Blogger BRUNO said...

campanha contra o quê?

em primeiro lugar?

mas existe pódios para blogs?

medalhas de ouro?

olimpiadas do mais lido?

top ten?

espero que aconteça tambem " é o que vocês merecem..."?

mas do que estamos a falar afinal?

A seriedade do tema prende-se com o tema em si e por isso mesmo tenho pena que comentar e criticar seja confundido com ataques pessoais (?) a pacheco pereira ou seja a quem for!

Resta-me concluir e seguir em frente.

acho que já fiz publicidade demais a um blog que não é tão bom assim...apenas mediático.

quarta-feira, julho 26, 2006 5:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Anónimo das 14h13,

Para começar, gostaria de esclarecer que não é “vocês”, mas sim,“eu” – este post reflecte única e exclusivamente a minha opinião. E está equivocado, pois não estou a atacar o JPP, estou é a gozar o máximo que posso com um caso criado pelo próprio JPP. Mas se considera que Pacheco Pereira, lá do alto do seu Abrupto, pode dizer o que bem lhe apraz, e os meros mortais, como eu, têm de “comer e calar”, é um problema que é seu. Lamento (por si), mas essa regra não se aplica a mim.

quarta-feira, julho 26, 2006 6:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro “João Almeida”,

Essa do Abrupto gerar inveja e coiso e tal, e “as pessoas” irem ao Abrupto e não “aos outros”, está a falar pela sua própria experiência, correcto?

Mas olhe que esses sentimentos de inveja e coiso e tal, que com tanto empenho pretende projectar nos outros, devem-lhe estar a fazer mal ao fígado. Espero que depois dos seus comentários já se sinta mais aliviadinho. Mas se ainda se sentir mal dispostinho, aconselho-o a tomar uma Águas das Pedras que isso, mais cedo ou mais tarde, deve acabar por passar.

Infelizmente, e ao contrário do que eu desejaria, não posso comentar – com conhecimento de causa – a questão que está a colocar sobre o GR estar mais próximo do Abrupto ou dos Morangos com Açúcar. Isto porque – para além de ser algo completamente irrelevante –, é raro visitar o Abrupto, e nunca tive a oportunidade de assistir a um episódio dos Morangos com Açúcar. Mas comparar o GR com dois sucessos de audiências, vindo de si, é, inequivocamente, um elogio claramente imerecido. Assim sendo, e somente neste caso, confio no seu critério, pois o “João Almeida” parece-me ser um especialista profundo em matérias de tele e blogonovelas

Mas também me sinto triste. É verdade caro “João”! Sinto-me triste por você estar triste, por “nós” lhe ligarmos muito e ele nos ligar pouco. Mas deite essa tristeza para trás das costas, já deve ter complicações que cheguem com esse problema de fígado. Para além do mais, e como todos sabemos, a vida está repleta de injustiças.

quarta-feira, julho 26, 2006 6:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O andré carvalho raramente vê o Abrupto.

Faz-me lembrar o Eduardo Prado Coelho que nunca vê blogues.

O André Carvalho quase nunca lê o Abrupto mas rebola de gozo e pena do JPP.

Quase nunca lá vai mas sabe com detalhe o que là se passa.

Não liga nenhuma mas comenta abundantemente.


E olhe que não sei se o seu querido Querido gosta de ser incluido no mesmo saco do Eduardo
Pitta pois ainda a propósito do Abrutpo, e porque o Pitta manifestou solidariedade com JPP o Querido considerou Pitta menos "respeitàvel".


Mas enfim, estou a gostar de ler as vossas explicações. Muito explicativas do que eu digo no meu comentàrio inicial.

Helena

quarta-feira, julho 26, 2006 11:32:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Cara “Helena”,

Sem qualquer desprimor pela sua análise – pretendo somente evitar repetições desnecessárias e entediantes –, e por serem importantes para este bate-boca, gostaria apenas de relevar duas das ideias expressas neste seu último comentário:

1) Fiquei surpreendido com aquela parte em que diz que eu sei com detalhe o que se passa no Abrupto, pois só vem confirmar a minha percepção inicial sobre o blogue de Pacheco Pereira.

2) Quanto à observação que fez sobre Eduardo Pitta e Paulo Querido, apesar de serem dois bloggers que admiro, os problemas que possam existir entre eles não me dizem respeito, nem são factores inibidores para que eu deixe de expressar aquilo que penso. Tal como o facto de eu já ter formulado no GR rasgados elogios a Pacheco Pereira, não implica que tenha de gostar do Abrupto, e muito menos de concordar com tudo o que Pacheco Pereira diz e faz.

Castigat ridendo mores

quinta-feira, julho 27, 2006 1:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O mal de atitudes como a que os rascas estão a tomar é que confundem a sua opinião sobre o Abrupto com a resposta à pirataria que ele está a sofrer e isso é que é errado. Não é normal que o blog mais lido em portugal esteja a ser vitima de ataque e uma serie de blogs como não gosta do JPP rebola de riso. Um dia acontece convosco, e então é que vão perceber o que está mal em tanto gozo, que não tem nenhuma graça só para cabecinhas sem nada dentro.

quinta-feira, julho 27, 2006 1:45:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"O mal de atitudes como a que os rascas estão a tomar é que confundem a sua opinião sobre o Abrupto com a resposta à pirataria que ele está a sofrer e isso é que é errado."

A mim não me custa admitir que não é a altura mais indicada para atacar o Pacheco Pereira. A pergunta que eu deixo é a seguinte, avisar o Pacheco Pereira que o mobil do crime é provavelmente o dinheiro da publicidade e não um ataque à sua pessoa é gozar com o Pacheco Pereira ou é fazer-lhe um aviso para ele se defender melhor?

Agradeço o comentário

quinta-feira, julho 27, 2006 3:41:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Anónimo da 1:45h.

Lamento ter de me repetir, mas os rascas não estão a “tomar atitudes” nenhumas. O GR é um blogue colectivo, e este post foi escrito por mim. Como tal, vincula única e exclusivamente a minha pessoa.

E está a partir de outro pressuposto errado… é que eu não rebolo de riso por o Abrupto ter sido alvo de um ataque, mas pela reacção que JPP teve ao dito cujo. Nunca pensei que fosse possível o JPP a escrever aquilo escreveu no Abrupto, no final da primeira noite do dito ataque. Nunca pensei que o JPP me fosse capaz de fazer rir, mesmo sabendo que não era essa a sua intenção.

Mas se ao princípio achei graça à situação, já a reacção de JPP, no segundo dia, me deixou perplexo. Se a falta de humor de JPP de modo algum me surpreendeu, no mínimo, esperaria da parte dele alguma condescendência pelas opiniões dos outros, mesmo considerando que poderiam não ter sido as mais adequadas ou, as que ele mais gostaria de ouvir.

A verdade é que se o Abrupto foi, ou continua a ser, alvo de ataques, é um caso para a polícia resolver. Não sou eu que o posso resolver, nem sequer procuro dar palpites sobre o assunto, pois, no dia do dito ataque, li vários posts de bloggers que procuravam analisar o que se passava, com o intuito de ajudar o JPP, mas só pelo facto de alguns deles terem colocado a possibilidade - perfeitamente plausível na altura -, de se tratar de algum problema no servidor do blogger, ou do próprio editor, foram maltratados pelo JPP no post do Abrupto a que me refiro.

Prefiro que não o façam, mas se um dia o GR tiver algum problema do mesmo tipo, no dia seguinte abre ao público o GR2, e a vida continua… sem histerismos. Porque para mim, isto dos blogues nunca deverá passar de uma brincadeira. Pode não parecer, mas há coisas muito mais importantes e sérias que o Abrupto.

quinta-feira, julho 27, 2006 6:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

André Carvalho,

A que bloggers que estavam a tentar ajudar o Abrupto se refere nesta sua última nota?

quinta-feira, julho 27, 2006 8:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

uma coisa é um bug outra coisa é a exploração de um bug para fazer um ataque
nunca li nada no abrupto que excluisse um bug, mas sim a negação de que se tratava de um hacker ao acaso, o que se veio a confirmar pelo conteudo do blog falso. Mas parece muito comodo continuar a ver o blog falso apenas pelos reclames do viagar esquecendo o que apareceu depois

não sejam desonestos

quinta-feira, julho 27, 2006 9:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro André, post corajoso (e notável, parabéns) e mais notável ainda a coragem revelada nos comentários. É muito, muito engraçado os leitores colocarem-nos nalguma espécie de prateleira aos dois, juntos :) é mesmo de rebolar no chão a rir!
Não precisa da minha solidariedade porque se aguenta muito bem sozinho, desconfio até que seria pior eu meter-me em mais este assado, pelo que vou deixar sem resposta os seus leitores que me agraciaram com mais uma resma de disparates.

Um abraço

sexta-feira, julho 28, 2006 10:46:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Caro Paulo Querido,

Tenho aprendido muito nas caixas de comentários do seu blogue. ;)

Abraço

sábado, julho 29, 2006 1:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

quinta-feira, agosto 10, 2006 11:35:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial