quinta-feira, junho 15, 2006

Da relatividade das coisas à quadratura do ciclo!!

Hoje de manhã (...) estava a pedir o meu café e chega a Professora Zélia (Paulinha a das aulas de biologia do 10º-12º ano lembras-te?). A Professora Z. foi minha professora de química no liceu do 10-12º ano, tinha cara de fuinha e simplesmente detestava-me. E não é trauma meu, era um sentimento real. Mas reconheceu-me e achou que o melhor era dar-me dois beijos oleosos e sentar-se a beber café comigo!!

Enquanto ela falava de como eu estava na mesma, o que era feito de mim, o que eu fazia, se gostava se nao gostava, se sabia de alguns colegas de turma (...) que a escola já nao estava como no "meu tempo" que os alunos nao estudavam nada que são muito mal-educados etc etc etc etc etc etc. Dei comigo a pensar em como quase tudo é relativo. Enquanto estudei com aquela senhora e ela passava o tempo a dizer-me que as minhas botas faziam muito barulho e que isso a irritava, que o capacete era para ficar no chão e não em cima da mesa, que uma resposta de 20 linhas era uma resposta de 20 linhas e não de 2 paginas, que 18 era a nota mais alta que alguém teria mesmo que isso não fosse suficiente para entrar na faculdade, que eu tinha de aprender a falar mais devagar, que a biologia só se sabe decorando, que a minha letra não se conseguia ler, que eu me deixasse de porquês porque era assim que dizia o livro ... e toda a gente sabe que se esta no livro é porque é verdade .

As vezes que eu ficava acordada até tarde deitada na cama na véspera de um ponto de biologia aterrorizada com a Maléfica Z. ... as vezes que a minha mãe foi chamada à escola porque eu "tinha dificuldades com a professora de biologia"!?!

A Maléfica Z. é uma senhora baixinha magrinha com ar de fuinha que tem alguma dificuldade em entender a regulação da transcrição do DNA e que nos 3 anos que foi minha professora sentia por mim um misto de desconforto pela minha vontade de aprender e alguma insegurança pela minha idade. É curioso como cada pessoa disfarça ou resguarda as suas inseguranças. E como o tempo torna tudo isso relativo e uma coisa que antes nos parecia um muro agora nada é!
Resumindo apesar de maléfica ensinou-me umas coisas, não me fez perder o gosto do que é a biologia e até me aguçou o gosto dos porquês.
Foi bom vê-la estes anos todos depois. Acho que fizemos as pazes.

Eu também estava de ténis e ela não gostava nada mesmo era das minhas botas!!

(Texto extraído com ligeiras adaptações do msnspace da Ana Afonso, acesso condicionado)
Partilhar