quarta-feira, maio 31, 2006

Mais associações de ideias

Ao ouvir certos professores falarem na necessidade e nos benefícios da autoridade, lembro-me de uma frase que é já um clássico dos WC'S (com vossa licença): «Lá fora és um herói, aqui dentro c... todo!».
Nisto, como em tudo, prefiro cobardes sinceros a heróis de papelão.
Partilhar

5 Comments:

Blogger sabine said...

Entao nao concordas com o Nuno Crato... A autoridade é necessaria sim. Com conta, peso e medida - como tudo na vida. (Nao confundir necessidade de autoridade com elogio do autoritarismo)

quarta-feira, maio 31, 2006 10:10:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Filipe:
Acho que não percebi o teu ponto de vista...
Eu não vi o programa, portanto não sei qual o contexto da ideia de autoridade defendida por certos professores. Mas, à partida, parece-me essencial que o professor tenha uma autoridade reconhecida: é ele que orienta a aula! Não tem de ser autoritário, mas tem de ser autorizado! (Ou seja, subscrevo o comentário da Sabine.)

quarta-feira, maio 31, 2006 10:37:00 da tarde  
Blogger sabine said...

Filipe: concordo contigo.

quinta-feira, junho 01, 2006 1:39:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Eu não posso concordar, até porque, se calhar, bem vistas as coisas, teria de ser um desses "excelsos professores"... Não é pelo facto de não se conseguir pôr em prática que não se há-de defender, se se achar que isso é o correcto. Não estou a defender o "olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço"! O que eu estou a dizer é mais do género: olha para o que eu digo e tento fazer, apesar de não o conseguir!... Quanto ao " a mesma turma, com as mesmas leis educativas, tem comportamentos diferentes com professores diferentes" também funciona ao contrário: o mesmo professor com turmas diferentes consegue ambientes de trabalho diferentes! Aceito sem discussão o teu conselho de meditar na prática educativa, mas é precisamente por isso que não me posso deixar desse tipo de discurso. "Não é fácil manter autoridade", pois não - e ninguém disse que era - mas é, obviamente, necessário! Eu repito: não vi o programa, portanto só posso falar do que escreveste e "derramar discursos sobre a necessidade e a eficácia da autoridade", ainda que se seja "absolutamente incapaz de exercer autoridade" na sala de aula, não é ser "herói de papelão", é ser capaz de reconhecer a importância de algo que não se consegue fazer - e isso só pode ser produto da tal meditação que defendes! Já agora, os "cobardes sinceros" que preferes, neste caso são o quê? Aqueles que, como os primeiros, não têm autoridade, mas que também acham que não é preciso?!... Como podes preferir isso?... Só porque são coerentes, é?...

sexta-feira, junho 02, 2006 9:13:00 da manhã  
Blogger cristina said...

O tom! Sim, o tom com que se dizem as coisas, ainda que sejam todas verdade, é muito importante. É o que me vale! Eu acho que isto é tudo realmente importante, mas tendo em conta a minha incapacidade, resta-me a humildade! =) Diria talvez que o que é realmente importante é a postura que se tem face àquilo que se diz! - e, se bem percebi, este é realmente o teu problema. Certo? Se sim, já posso concordar contigo =)

Quanto aos "culpados"... confesso que os primeiros que me passam pela cabeça são os pais!!! Os políticos e as leis dentro da sala de aula incomodam-me pouco. Mas ver nos alunos o reflexo de uma educação deficiente em casa é algo que salta à vista.

- "é porque o problema não está só nos alunos" - ora aqui está uma ideia nova! a de que, afinal, os alunos também podem ser parte do problema!!! É que, no meio disto tido, esta parte é capaz de se ter perdido...

sábado, junho 03, 2006 5:21:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial