domingo, maio 28, 2006

Idiotas





















Jack Welch, ex-CEO da General Electric e “guru” da gestão mundial, marcou presença na última sexta-feira no Fórum para a Competitividade, a decorrer em Lisboa. Welch não esteve com falinhas mansas, desancou forte e feio no nosso país, e apontou o dedo, directamente, aos empresários e gestores nacionais:

«Os gestores que apenas gostam de números e que não querem saber de pessoas – mas elas existem na empresa! – são uns idiotas».

Na conferência de imprensa que decorreu após a palestra do “guru” da moda, ficámos a saber que Jack Welch considera que o maior problema da fraca produtividade nacional é a cultura empresarial; e que Portugal é visto no estrangeiro como um país em contínua degradação e declínio no que respeita ao mais variados indicadores económicos, necessitando de um «grande abalo».

«Se compararmos o crescimento com o dos países da Europa do Leste, com a Irlanda ou Espanha, eu ficaria embaraçado com o desempenho económico português».

Os Portugueses deviam estar «envergonhados» pela forma como são vistos no estrangeiro.
Partilhar

5 Comments:

Blogger sabine said...

«Os gestores que apenas gostam de números e que não querem saber de pessoas – mas elas existem na empresa! – são uns idiotas». Até concordo fcom esta frase, mas a postura que o homem teve ao visitar o nosso país, uma pretensa superioridade sobre tudo e todos, tambem é idiota. Dantes admirava muito estes gurus da gestao e sonhava imitá-los. Mas nos ultimos anos tenho andado a reparar que as teorias de "salvaçao" de empresas sucedem-se e os resultados sao nulos. Ok, da certo para meia duzia. Para os restantes 98% nao. Por isso estou a começar a estar farta de gurus de gestao de trazer por casa!

domingo, maio 28, 2006 3:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As coisas a nivel empresarial só mudam quando empregados e empregadores, cumprirem com as suas obrigações.

A experiência profissional que tenho permite-me ser muito péssimista quanto à parte dos empregados, infelizmente...

domingo, maio 28, 2006 9:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tem sido mto mais fácil dizer mal dos empregados que dos empregadores, mas apenas em Portugal. Não é verdade que sejamos uma vergonha lá fora. Nem uns nem outros.

Portanto Sr. Welch, aquilo de que é preciso ter vergonha é da maneira como se fala dos empregados portugueses EM PORTUGAL.
Não era preciso vir ninguém da América pª nos falar da qualidade e da "classe" dos nossos empresários.
Mas talvez assim alguém dê ouvidos.

segunda-feira, maio 29, 2006 2:05:00 da tarde  
Blogger a d´almeida nunes said...

Venham gerir as pequenas e médias empresas em Portugal e depois contem-me destas coisas...
Tão pequeninas...como empresas, estilo de gestão (as mais das vezes, marido, mulher e filha(o) e mais o seu/deles dinheirinho que também muitas vezes nem sequer é deles, é do banco, que lhes vai emprestando a olhar para o património pessoal e não para a forma como a empresa é gerida)e a própria falta de formação dos seus quadros de pessoal.
Frmação? O que é isso? Queremos é quem trabalhe!... quem esteja muitas horas a fingir que produz.

domingo, junho 04, 2006 5:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

quinta-feira, junho 08, 2006 9:51:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial