sábado, abril 22, 2006

O que é que se deve exigir de um blogger político?

Neutralidade relativamente aos interesses? Coragem?

Será que que a neutralidade relativamente aos interesses existe verdadeiramente? Penso que não. Qualquer indivíduo tem quase por definição interesses próprios. Nesse contexto, em que medida é que a coragem pode ser considerada por si só uma virtude?

Relacionada com esta questão, surge-me outra mais institucional. A ERC devia ter responsabilidades ao nível do controlo da actividade dos bloggers? Penso que sim.

Aquilo que eu defendo aqui não é a criação de uma espécie de "PIDE" moderna para controlar os blogs políticos. Acho que ao nível da política geral, não há razão para ter grandes receios, não encontro por aí muitos bloggers com intenções "subversivas".

Ao nível dos blogs criados para discutir uma actividade específica a situação parece-me mais complicada. Por um lado acho que deve ser garantido ao cidadão o direito de manifestar os seus interesses - esse é no meu entender um dos vectores essenciais da liberdade de expressão. Por outro lado é preciso garantir que a blogosfera não se transforma num espaço de decisão sobre matérias do interesse público, no meu entender isso seria errado porque o bloging é uma actividade muito pouco regulada e difícil de regular; para verificar que este é um risco real basta verificar a quantidade de microcausas que surgem todos os dias.

Ainda relativamente à questão que levanto no último parágrafo queria ser um pouco mais específico. Para mim é óbvio que no meu ramo de actividade há entidades que procuram observar e comentar o que é feito na blogsofera. Acho isso legítimo e até desejável, o que me parece necessário assegurar é que esse controlo é feito em nome do interesse público - seja lá isso o que for. E no meu entender definir aquilo que é o interesse público na minha área de actividade (a ciência) é das coisas mais difíceis que existe, é uma questão relativamente à qual estou longe de ter ideias fixas. Acho que é uma questão que merecia blog próprio.


Bússola (TM): http://daysofangst.blogspot.com/ (4/9/2006) (Entretanto a minha posição sofreu alguns ajustes, mas o essencial está lá.)
Partilhar