segunda-feira, março 13, 2006

Toda a Verdade


«1. O anúncio da morte de Slobodan Milosevic — o ex-presidente da República da Jugoslávia que resistira às imposições dos Estados Unidos e da NATO — ocorrida nas instalações do «Tribunal de Haia» para onde havia sido ilegalmente conduzido após o bombardeamento e desmembramento da Jugoslávia, não pode deixar de suscitar as mais legítimas interrogações.
2. O desaparecimento de Milosevic, curiosamente uma semana após a notícia do «suicídio», naquele mesmo local, de um outro destacado responsável político de territórios da ex-Jugoslávia, constitui um oportuno acontecimento para todos quantos — a começar pelos Estados Unidos — desejam iludir as graves consequências do seu intervencionismo, ver enterrada a verdade sobre a guerra que ali desencadearam e a nova situação na região dos Balcãs decorrente do processo de desmembramento que ainda hoje prossegue como o revela a tentativa em curso de separação do Kosovo.
3. O falecimento de Milosevic contribuirá para que perdure o conjunto de mentiras e falsificações históricas que deram suporte à ilegítima guerra de agressão, movida pelos Estados Unidos e pela NATO na base dos mais diversos pretextos, ao processo de sequestro e entrega de Milosevic ao «Tribunal de Haia», ao desmembramento violento do Estado Jugoslavo e à criação de uma nova situação geopolítica que visou, no essencial, a criação de um conjunto de novos países e protectorados subordinados à estratégia e objectivos de dominação dos Estados Unidos e dos seus aliados naquela região.»

Comunicado do Partido Comunista Português, aqui
Partilhar

3 Comments:

Blogger André Carvalho said...

O PCP no seu melhor.

segunda-feira, março 13, 2006 10:22:00 da tarde  
Blogger Raimundo said...

Pessoalmente, sempre fui contra o modo como se processou a intervenção militar na ex-Jugoslávia. Os argumentos que a NATO e os EUA apresentaram para efectuar os bombardeamentos, que afectaram mais civis que militares, também nunca me convenceram. E os interesses americanos, também me parece óbvio, foram tudo menos altruístas.

Agora... subscrever este comunicado na íntegra é um atentado ao bom-senso. Porque a ideia que o PCP transmite - não sei se por convicção, se por estratégia política, ou por pura ingenuidade - é que o rapaz, até era um bom rapaz, e que não era um crimninoso de guerra nem nada e que foi tudo uma cabala montada contra ele... o coitadinho!... Eu preferia que ele não tivesse morrido e tivesse sido julgado e cumprido pena pelos crimes que cometeu e encomendou. E talvez até se viessem a saber mais umas verdades. E também não me custa acreditar em teorias mais ou menos conspirativas de que terá sido silenciado. Mas, meus senhores, com todo o respeito que tenho por vós... alegar a ilegalidade da sua captura e o seu julgamento no Tribunal Internacional é das coisas mais imponderadas que já vos ouvi dizer! Por essa vossa bitola, os criminosos de guerra nazis também foram arrestados ilegalmente, e ilegalmente julgados!... Eu sei que, porventura, vocês até percebem mais disto do que eu. Mas, ainda assim, aceitem uma sugestãozinha: meçam bem as palavras para não se exporem ao ridículo.

Enfim... as saudades que eu tenho de um Partido Comunista que não se limitava a ser do contra! Que era sério e não brincava aos X-Files!

terça-feira, março 14, 2006 2:18:00 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Eu já me tinha esquecido que tinhamos um PCP deste calibre!

terça-feira, março 14, 2006 7:51:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial