domingo, março 26, 2006

Sejam bem-vindos meus irmãos! (Parte 2)

















Eu estou com Francisco José Viegas, que escreveu no Origem das Espécies: «Não é apenas de choque tecnológico que precisamos; fazem-nos falta mais cor, mais choque cultural, mais contribuição dos outros para podermos melhorar um país que vai ficando muito cinzentinho.»

Eu, limito-me a recordar o que já disse em Outubro do ano passado:

Claro que são bem-vindos! Nem imagino como seria viver nos dias de hoje em Portugal sem a companhia dos nossos irmãos brasileiros.

Os brasileiros têm-se dispersado suavemente, como o samba, por toda a costa centro e sul de Portugal, e com um efeito especialmente "gostoso". Não há café, restaurante ou bar que não tenha caipirinha, kaipiroska, ou morangoska. E até o fino já foi substituído em muitos locais pelo chopinho. A picanha, a maminha e o rodízio já fazem parte integrante da cozinha tradicional portuguesa, assim como o feijão preto. Eu até já prefiro a lima ao limão, e o abacaxi ao ananás.

Agora, "todo" o restaurante, tasca ou similar, tem uma musiquinha, uma luzinha, uma velinha, uma caipirinha… mas o mais "gostoso mesmo", é a simpatia, educação e profissionalismo do povo brasileiro. Os brasileiros têm sido o abono da nossa restauração, hotelaria e turismo.

É que eu já não tinha nenhuma pachorra para o tradicional, sebento, mandrião, mal-encarado e mal-educado empregado de mesa made in beiras. Felizmente, e graças aos brasileiros, o típico empregado de mesa português encontrou a sua verdadeira vocação, e direccionou a sua "carreira" para uma nova área profissional em ampla expansão, cujas características se adequam na perfeição ao seu perfil manhoso: a profissão de segurança.

Sem os brasileiros, como poderíamos sonhar estar confortavelmente deitados na fina areia branca de uma qualquer praia portuguesa, a curtir o sol, e sermos servidos por uns/umas "caras" sempre "legais", sempre "numa boa", sempre de sorriso franco, sempre com o tom de voz adequado e musicado, e sempre com uma bandeja carregada de caipirinhas e snacks. Ai… as saudades que já tenho do Verão…
Partilhar