terça-feira, março 21, 2006

Pelo direito à indignação... com os indignados


Confesso que me fascina a facilidade com que a maioria das pessoas acredita em tudo o que vê, ouve ou lê. Fico impressionado com a ligeireza com que automaticamente se deixam convencer de algo, por mais bizarro que seja ou pareça e por mais suspeita que seja a fonte. Calculo que não o façam sempre. E que o fenómeno só aconteça quando os contornos se enquadram nas ideias pré concebidas que essas mesmas pessoas têm sobre o objecto da notícia – ou pseudo-notícia.

Os casos mais flagrantes são os famosos “Hoaxes”. Embustes através da Internet, que vão desde os mais completos sites às corriqueiras “chain-letters” via e-mail. E já nem me refiro àquele tipo de e-mail que nos convida a reenviar a mensagem a não sei quantas pessoas num curto espaço de tempo sob pena de acontecer algo de ruim à nossa vida no dia seguinte . Nem aos esquemas de enriquecimento em pirâmide. Nem aos que pedem ajuda para lidar com um qualquer infortúnio que a vida reservou a alguém que nunca é muito bem identificado nem explica muito bem onde vive. Refiro-me mesmo às pseudo-causas, às subscrições, aos abaixos-assinados em nome de uma treta qualquer que se destina apenas a apanhar o endereço de e-mail dos mais incautos por forma a vender as listas em leilões de “spamers”.

Vem isto a propósito de um mail, intitulado "Pelo direito à indignação", que tenho recebido nos últimos dias de vários contactos da minha lista de endereços. Muito provavelmente, a maior parte de vocês também o recebeu e, possivelmente, também o enviou. A mensagem, que apela à “indignação contra o povo do Irão", apresenta uma sequência de fotos em que se vê um adulto, supostamente daquele país, a meter o braço de uma criança debaixo do pneu de um automóvel, alegadamente, como castigo por o rapaz ter roubado um pão.

A princípio fiquei chocado. Depois olhei melhor para as fotos e vi que algo não batia certo. Fui ao Google à procura do fotógrafo cujo nome está inscrito nas fotos: Siamak Yari. E que descubro?... Que as fotos são verdadeiras, que foram tiradas no Irão, mas que o seu contexto foi deliberadamente adulterado!

A verdade está aqui, aqui e por aqui. E se alguma das cinquenta e tal pessoas – cujos endereços vêm listados no cadastro da mensagem – que leram e reencaminharam o mail, até este chegar a mim, tivessem a sensatez de questionar o conteúdo e se tivessem dado ao trabalho de o confirmar tinham-me poupado cinco minutos de pesquisa na Internet. Cinco minutos… foi o que demorou para desmontar esta “armadilha” que já deve ter apanhado uns milhares de crentes – para não usar o termo mais apropriado.

Partilhar

7 Comments:

Blogger A. said...

De qualquer forma é uma maneira muito civilizada de fazer demonstrações não?
Por cá, quando queremos mostrar destas coisas às pessoas, como a inofensividade de uma roda de um camião, proponho que também o façamos com criancinhas, que exprimem um ar de intensa felicidade ao fazê-lo!

terça-feira, março 21, 2006 10:54:00 da manhã  
Blogger Raimundo said...

Foste ver os links?... Há uma fotografia, deliberadamente deixada de fora da sequência que correu pelos mails de toda a gente, que mostra a criança no fim da performance. A criança, pelos vistos, não se magou. Não teve um arranhão. Pelo que deve haver um truque qualquer.

E, sinceramente, e na devida proporção do que quer que seja que nos separa da civilização iraniana, também há espectáculos destes por cá. Porque, minha amiga, não vejo qual a diferença entre o que esta criança faz ou é "obrigada" a fazer e o que as crianças dos nossos circos fazem ou são obrigadas a fazer!

terça-feira, março 21, 2006 11:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Raimundo,

A verdade é… que não sabemos mesmo o que aconteceu. A história que contas e os links que nos dás a conhecer têm mais lógica (é mais humana, mais aceitável) do que a versão que foi veiculada por e-mail, no entanto, ninguém me garante que a fotografia final da série, não é uma foto inicial. Mas o relevante é que não se vê a criança a sorrir em nenhum momento, e é óbvio, que está assustadíssima. Uma parvoíce em qualquer caso, embora prefira a "tua" versão.

terça-feira, março 21, 2006 11:26:00 da manhã  
Blogger 100nada said...

Na altura em que apareceu esse email pela primeira vez (há um mês ou coisa assim) vários blogs falaram nisso e encontraram os links com as explicações. Dei-me ao trabalho de ler algumas dezenas de comentários no site que 'explica' a sequência e coloquei essa mesma explicação no meu babyblog. Do que ali se consegue entender, o miúdo ( os pais) foi pago para fazer aquelas fotografias mas a cara de dor e pânico não engana, mesmo que não tenha ficado com o braço esmagado. A questão aqui é que quem encomendou aquilo foi uma agência noticiosa do Irão: com que finalidade? Uma campanha para potenciais ladrões?
E quem garante a veracidade da explicação? É-nos mais confortável, claro, mas pode ser tão falsa como as primeiras fotografias.

Concordo, claro que essas emails chains sejam investigadas antes de fazer o fw, mas já se sabe que a maioria das pessoas nem sequer saberia como o fazer.

terça-feira, março 21, 2006 1:07:00 da tarde  
Blogger Raimundo said...

Porque me dei conta da razão de alguns dos comentadores que também questionam a veracidade da explicação, achei por bem aprofundar a investigação. Continuo sem uma resposta cabal, mas, certamente, mais perto da verdade.

Então é assim:

1 - O trabalho do fotógrafo Siamak Yari foi publicado no site da agência noticiosa PeykeIran (www.peykeiran.com).

2 - A PeykeIran é, pelo que pude perceber de um forum activista na luta pela liberdade no Irão (http://www.activistchat.com), uma agência independente que tem divulgado as atrocidades cometidas pelo Governo contra a população.

3 - Foi no site da agência (que está escrito em persa) que as fotos foram originalmente publicadas. E segundo o site de "caçadores de mitos" "Snopes.Com", a explicação dada originalmente pela agência - a um outro site (www.littlegreenfootballs.com)seria a de que se tratava de uma espécie de espectáculo de rua. O que, de certa forma, explica o porquê do homem com o microfone na primeira fotografia. A explicação, que só conhecemos pelo "Snopes" (o link ficou aí ontem no post) afirma ainda tratar-se de uma ilusão. E que a cara de sofrimento do menino não passa de encenação para dar mais realismo à coisa.

E isto foi o máximo que consegui descobrir. O Snopes e o Little Green Footballs , ou até a PeykeIran, podem estar a mentir. Mas porque razão o fariam?

Admito, porém, poder estar enganado - ou a ser enganado. Mas, até agora, ainda ninguém me mostrou a fotografia do miúdo com o braço esmagado ou em sofrimento profundo a seguir ao carro lhe ter passado por cima - imagem que seria fundamental, quer para demonstrar a crueldade final do acto pelos que defendem a teoria do mail... quer para servir de exemplo a futuros ladrões de pão, para os que defendem tratar-se de uma campanha não sei de quem para prevenir esse tipo de criminalidade!

Mas, repito, é possível que eu esteja a ser enganado e que isto seja uma conspiração de entidades que aparentam ser sérias para encobrir, nada mais, nada menos, que o atropelamento do braço de um miúdo numa cidadezinha perdida no meio do Irão. Pode ser...

terça-feira, março 21, 2006 7:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As pessoas acreditam no que querem acreditar. Tal como nas famosas mensagens sobre ucranianos que assaltam carros na rua ou chineses que roubam orgãos a crianças nas lojas, interessa saber a quem é que interessa promover este tipo de ódio xenófobo! Mas nós sabemos bem quem promove estes boatos que, infelizmente, são propagados por pessoas em geral bem intencionadas.

segunda-feira, abril 14, 2008 11:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

russia audiotapes springs remained shrinkage traits localities dereks kapoorcs waist govt
lolikneri havaqatsu

domingo, fevereiro 07, 2010 7:47:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial