domingo, março 26, 2006

Lord of War





























«Há mais de 550 milhões de armas de fogo espalhadas pelo mundo. Isso significa uma arma por cada doze pessoas. A grande questão é... como armamos as outras onze?»
Yuri Orlov (Nicolas Cage) in Lord of War

Inspirado neste preocupante caso que tem vindo a fazer as manchetes nos nossos media, investi umas horas a ver o "Lord of War", do realizador neozelandês Andrew Nichol.

O filme é baseado em factos verídicos, e conta a história de Yuri Orlov, um imigrante do Leste Europeu a viver nos Estados Unidos, que nos anos 80 vê na venda ilegal de armas uma oportunidade única de negócio. Em pouco mais de duas décadas, Yuri transforma-se num dos mais bem-sucedidos yuppies internacionais.

Patricionado pelas Nações Unidas e pela Amnistia Internacional, "Lord of War", tem um estilo narrativo de um documentário, e um cariz claramente didáctico. O tema da guerra e da venda ilegal de armas é o fio condutor, mas o combate de Yuri consigo próprio, e o jogo macabro do presidente da Libéria, o ditador Baptiste, são outras guerras dentro das diversas guerras do filme.

Sobre o "Lord of War" já tinha lido criticas boas e más, mas eu gostei e recomendo.

«Sabem quem herdará a terra? Comerciantes de armas; os demais estarão ocupados a matar-se.»
Yuri Orlov
Partilhar