domingo, março 12, 2006

Lonely















Apesar de o apelo ser para uma Europa tolerante, cada vez mais se repetem os actos de violência impiedosa contra os sem abrigo - ao estilo de Laranja Mecânica - em toda a Europa, o que leva a um cada vez maior sentimento de insegurança entre estes homens e mulheres que vivem à margem das nossas sociedades. Numa Europa que se pretende tendêncialmente igual, 57 milhões de pessoas vivem abaixo do limiar de pobreza e 2,700 mil estão desalojados... Existem cerca de 170 mil sem abrigo em toda a Europa e cerca de metade destes frequentaram o ensino superior e não têm qualquer tipo de problemas com alcool ou drogas.

Torna-se difícil a reintegração social da exclusão e a maioria destes homens e mulheres estão dotados ao abandono social e familiar. A fragilidade, a vulnerabilidade e a solidão são as suas únicas companhias.

Com medidas de integração a longo prazo inexistentes e medidas de prevenção e controlo escassas, resta apostar na criação sucessiva de novos abrigos sociais, para que nestes espaços se estabeleçam as relações sociais e humanas mínimas para a manutenção da dignidade, e no voluntariado, na fusão e cooperação dos serviços públicos e organizações não governamentais...

Partilhar

2 Comments:

Blogger Raimundo said...

Hummm. Pois. Devemos contornar o soberano território da nação com arame farpado e colocar vigias de 100 em 100 metros com sentinelas de G3 em punho. E mandem-se vir mais submarinos e corvetas para fiscalizar as soberanas águas nacionais. E comprem-se mais F-16 para patrulhar o soberano espaço aéreo. De certeza é dinheiro mais bem empregue do que na sopa dos pobres. Aposto que aqui o Máquina se oferece para sair da reserva e se colocar ao serviço e tão nobre causa: não deixar entrar emigrantes... a causa de todos os males que assolam o país!

Força nisso... eu não tenho tomates para pegar em armas, mas posso ir distribuir as bejecas pelos postos das milícias.

segunda-feira, março 13, 2006 10:07:00 da tarde  
Blogger MissM said...

A mania de responsabilizar a emigração por tudo já enjoa. Que fique registrado que, em Portugal,90% dos homens e mulheres sem abrigo são portugueses, nascidos e criados...

quarta-feira, março 15, 2006 3:28:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial