domingo, fevereiro 26, 2006

O crime e a rua


Vieram as reacções, e não andaram longe do que se esperaria. Certo padre Lino, pondo em prática uma leitura piedosa do Sermão da Montanha, e, quem sabe, tentando fazer esquecer as responsabilidades da sua instiuição, apelou para a compreensão dos actos das criancinhas e invocou ameaças de que teriam sido alvo, levando a coisa, vagamente, para o direito de legítima defesa. Nos media fazem-se exercícios em torno de teses psicológicas ou sociológicas, e associa-se a questão à proposta de alteração de algumas leis. Nas ruas e nos cafés diz-se que, caso o assassinado tivesse sido um qualquer notável, e não um pobre coitado, as consequências seriam outras.
Entretanto, no Correio da Manhã de ontem (citado hoje no Público), Ferreira Fernandes corta a direito (negritos meus):
«No caso do Porto há quem se detenha na juventude dos agressores, entre os 13 e os 16 anos, há quem aponte para uma particularidade da vítima, tendo sido um travesti o crime seria anti-homossexual. Eu, por mim, escolho outro número: os agressores eram 14. E outras circunstâncias da vítima: era pobre, solitária e doente. Essas minhas escolhas iluminam o essencial do caso: cobardes mataram»

(Ver também aqui e aqui)
Partilhar

3 Comments:

Blogger maloud said...

O crime deu-se perto da zona onde eu moro, as Antas. Não conheço o local {só lá passo às vezes de carro}, mas um filho meu há vários anos dizia que aquele local era infrequentável: prostituição, droga pesada e delinquência juvenil. A polícia desconhecia? A polícia tem medo de perturbar estes bandos de criminosos? Será mais confortável para a polícia concentrar-se em magotes na pacata Pç. Velasquez, 500 m acima? Quem é do Porto sabe do que eu estou a falar.

domingo, fevereiro 26, 2006 12:36:00 da tarde  
Blogger maloud said...

Finalmente encontro alguém que sabe do que se está a falar. Para ter um retrato dado em primeira mão da actuação da nossa polícia, terá que ter a maçada de ir ao Espectro, procurar no histórico de Fevereiro o post da CCS REFORMA e ler um comentário de Mª Lurdes Delgado{à época ainda desconhecia o processo para figurar a "azul". Eu ando nisto há pouco tempo}. Não o transcrevo aqui porque é longo e seria desagradável repetir-me.
Cordialmente

domingo, fevereiro 26, 2006 1:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Casino happening Seo book canary islands

segunda-feira, fevereiro 05, 2007 2:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial