terça-feira, fevereiro 14, 2006

A Hora da Literatura. Começos memoráveis

A American Book Review lança uma lista dos 100 melhores começos de Romances. Já se sabe do carácter precário, subjectivo e trálálá destas listas. Já se sabe que ficamos todos deprimidos porque não lemos boa parte das obras. Acontece que isto do começo é fundamental. Como diria o nosso ex-António Guterres (ou Jaime Gama, dependerá da versão): "não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão. Também para os livros isto é válido. E, como, sem surpresas, não há obras em língua portuguesa nesta lista, deixo cá alguns dos meus favoritos começos de Romances/Contos ou Novelas na nossa língua:

«Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não, Deus esteja.» Grande Sertão: Veredas, Guimarães Rosa

«Linda tarde, meu amigo!... Estou esperando o enterro do José Matias - do José Matias de Albuquerque, sobrinho do Visconde de Garmilde... O meu amigo certamente o conheceu» José Matias, Eça de Queirós

«Para Sempre. Aqui estou», Vergílio Ferreira, Para Sempre

«Cá estou. Precisamente no mesmo quarto onde, faz hoje um ano, me instalei na minha primeira visita à aldeia e onde, com divertimento e curiosidade, fui anotando as minhas conversas com Tomás Manuel da Palma Bravo, o Engenheiro.» José Cardoso Pires, O Delfim

«Como na noite em que Walter Dias visitou a filha, de novo os seus passos se detêm no patamar(...)», O Vale da Paixão, Lídia Jorge

«Este Verão correu muito depressa e o passado andou atrás de mim. Deu-me para recordar» Baptista-Bastos, No Interior da Tua Ausência

«D. João, quinto do nome na tabela real, irá esta noite ao quarto de sua mulher, D. Maria Ana Josefa, que chegou há mais de dois anos da Áustria para dar infantes à coroa e até hoje ainda não emprenhou» José Saramago, Memorial do Convento
«Ouço sempre o mesmo ruído de morte que devagar rói e persiste...» Raul Brandão, Húmus

«Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezassete, ela trinta» Machado de Assis, Missa do Galo

«Diante da grandiosidade da Natureza, o brasileiro pensou que isto aqui fosse um circo. E virou palhaço...», Jorge Amado, O País do Carnaval

E o meu preferido:
«Menina e Moça me levaram de casa de minha mãe para muito longe.Que causa fosse então daquela minha levada, era ainda pequena, não a soube. Agora não lhe ponho outra senão que parece que já então havia de ser o que depois foi.» Bernardim Ribeiro, Menina e Moça

Nota: lista da American Review referida aqui.

links to this post:
Frases inaugurais, em Português
Ideia gira

Partilhar

2 Comments:

Blogger André Carvalho said...

«Acima do portão, na verga quase vestida pela hereira que já amortalhara a pedra heráldica, a valer de baetão que a amantasse nos lutos, ainda lá se lia uma data, 1654, avivada pelo caseiro, por mimo, no tempo da poda, a riscos de caco.» Tomaz de Figueiredo, A toca do lobo

Isto é que é um começo verdadeiramente memorável. ;)

terça-feira, fevereiro 14, 2006 11:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de dizer que... é tão memorável que ainda não consegui ler o livro. ;)

quarta-feira, fevereiro 15, 2006 12:10:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial