quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Em nome de nada


Infelizmente, sabemos o que mais provavelmente acontecerá a seguir a isto. O ministro vai mostrar-se chocado, os responsáveis da instituição vão-se mostrar chocados, os políticos vão-se mostrar chocados, a polícia vai-se mostrar chocada. Muita gente vai exigir que se faça algo, e rapidamente. Ao mesmo tempo, ou pouco depois, alguém vai dizer que, coitados, são jovens. Que, coitados, não têm família. Que, coitados, têm problemas familiares. Provavelmente, um ou dois psicólogos vão discorrer sobre o assunto nas televisões e nas rádios, um ou dois sociólogos vão perorar sobre a sociedade, a desagregação familiar, a delinquência juvenil. Talvez alguém se lembre de que há muitos jovens em situações semelhantes ou piores que não andam por aí a matar gente. Ou que com 16 anos já se sabe muito bem o que se faz. Mas é provável que quem venha lembrar isso seja chamado de "insensível", ou coisas afins. Coitados dos jovens, etc. Entretanto, mais duas ou três semanas, e já ninguém se recorda do sucedido. Mais duas ou três semanas, e os jovens estão arrependidos, deprimidos e preventivamente num qualquer sítio. Um mês e já não se fala no assunto. E o assunto, recorde-se, foi um homem espancado até à morte. Ponto final. Pena tenho deste homem, sem tecto e agora sem vida. Só dele. A matilha que fez isto só merecia uma coisa: justiça. Que é como quem diz: cadeia.
Partilhar

2 Comments:

Blogger Carlota said...

É verdadeiramente chocante o que aconteceu. Como dizes, e bem, em nome de nada.
Aflige-me pensar que "nada" leva um bando de miúdos a matar.
Mas aflige-me ainda mais pensar que o que levou estes miúdos a cometer este acto bárbaro, será também o que nada impedirá que, daqui a uns anos, um destes miúdos (ou vários, ou todos) venham a encontrar uma morte semelhante à que eles causaram.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006 11:05:00 da tarde  
Blogger maloud said...

Sabe eu acho um bocadinho difícil aplicar-se pura e simplesmente a cadeia aos mentecaptos menores de 18 anos. Talvez uma instituição fechada e competente os possa reeducar. Que fique claro, que aceito todas as explicações que os nossos sempre iluminados psicólogos me quiserem dar, mas que o crime e os "crimezinhos" anteriores não têm desculpa e nem justificação. Foi mau demais.

sexta-feira, fevereiro 24, 2006 2:03:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial