terça-feira, janeiro 17, 2006

Só para chatear

Ultimamente tenho andado a evitar falar de política no «GR». Não tenho tido “vagar” para aturar as fantochadas deste governo, nem para comentar as presidenciais, nem para nada. Para me abstrair, tenho andado entretido a passear pela blogosfera, cor-de-rosa. Mas algum dia teria de voltar ao meu tema de eleição… e encarar a, cinzenta, realidade.

Este país já não tem volta a dar. Vamos de mal a pior, e todos os dias pioramos… sempre mais um bocadinho.

Apesar de não ter votado neste governo, tinha algumas esperanças que, nem que fosse por um mero acaso, conseguissem fazer qualquer coisinha de jeito. Mas, pelo que tenho assistido, o melhor é esperar bem sentadinho. A minha esperança, tal como as promessas do Sócrates, levou-as o vento.

O actual primeiro-ministro, tal como eu já previa, é um perfeito bluff. Se andasse menos tempo a deambular por resorts de luxo, no estrangeiro, provavelmente não confundiria a Costa Azul com a Costa Vicentina. Mas este é um mal menor. Se todos os males fossem como este, estávamos safos. Infelizmente, não é assim.

O país está num tal estado de decadência que para podermos ir a algum lado, teríamos de ter um governo com maioria absoluta, e uma oposição disposta a fazer pactos de regime em alguns domínios fulcrais. O engraçado disto tudo é que, aparentemente, estas duas realidades existem. Só que como este governo é incapaz, e está completamente dependente da partidarite socialista aguda, escusa-se a fazer pactos de regime. O ministro da justiça vai até mais longe e, sem qualquer problema, justifica a recusa de pactos na área da justiça com o facto de depois ser difícil ao governo recolher os louros deste tipo de iniciativas. Pois… entendo-o p.e.r.f.e.i.t.a.m.e.n.t.e.

Segundo as “sábias” palavras do vice-presidente da bancada socialista, o único pacto de regime que o governo tem de ter é para “com a Constituição”. Estão no seu direito. Deram-lhes maioria absoluta, agora levem com eles. Por mim, é como quiserem. Como simplesmente já não acredito nestes trogloditas, vou-me limitar a rir das suas patacoadas e a esperar por melhores dias… sem qualquer pressa. Porque com estes “gajos” não há de ter pressas. Quanto mais tempo lá estiverem, mais se hão de queimar. Só espero é que a queimadura seja de terceiro grau para ver se o pessoal, desta feita, não se esquece tão cedo.

A inteligência política do nosso actual primeiro-ministro já foi completamente aferida com a brilhante escolha dos candidatos do partido socialista às autárquicas. Se ainda restassem quaisquer dúvidas, José Sócrates tratou das eximir quando optou por Mário Soares como o candidato do PS às presidenciais. Estamos, completamente, entregues aos bichos.

Ainda sobre às presidenciais, a única coisa que me apraz dizer [para não ferir as alminhas mais susceptíveis] é que subscrevo a opinião do Professor Diogo Pires Aurélio, expressa hoje no DN, e mais… Espero que Cavaco Silva vença estas eleições, e logo à primeira volta. Se tiver de haver um segunda volta, que seja com Manuel Alegre… só para chatear.
Partilhar

4 Comments:

Blogger Carlota said...

Não posso escrever aqui sobre o que penso dos políticos porque, para além de a minha esmerada educação na Suiça não o permitir (não digo nem escrevo palavrões), o blog não é meu...
Mas tenho de te dizer que não percebi ainda o motivo pelo qual toda a gente embirra com as férias do Sócrates, como se ele não tivesse o direito de as passar onde bem entender... Qual é o problema?

terça-feira, janeiro 17, 2006 11:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Faz bem Carlota. Se eu também tivesse tido uma esmerada educação na Suíça, também não me maçaria a falar sobre política. ;)

Eu embirro com as férias do Sócrates porque me parecem demasiado curtas. Acho que deveria tirar férias de vez. :)

quarta-feira, janeiro 18, 2006 11:01:00 da manhã  
Blogger Nancy Brown said...

ó André já voltou a ler o seu post? diz aqui o q repete para si e para os outros 9999 milhões, cd português em geral. o nosso problema é este. cada um de nós faz parte do baralho, mas cd um de nós se exclui do mesmo. se cd um de nós fosse mais exigente, preparado, pertinente e menos "bota abaixo", tudo isto andava de uma outra forma. assim... é mais do mesmo!

quarta-feira, janeiro 18, 2006 1:15:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Cara Nancy,

Isto é só para chatear... :)

quarta-feira, janeiro 18, 2006 1:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial